Resultado de imagem para amazonas

O estado do Amazonas pode ter um aumento de cinco graus na temperatura nos próximos 25 anos.

Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz, uma das maiores instituições de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, também mostrou que, além do aumento da temperatura, haverá uma redução de até 25% no volume de chuvas.

Essas mudanças podem impactar diretamente o ecossistema da Amazônia. Especialistas acreditam que pode haver uma diminuição da biodiversidade, fenômeno que faria com que algumas espécies desaparecessem.

Além disso, com as mudanças no clima, as pessoas que vivem na região poderiam ser diretamente afetadas, já que secas e inundações podem atingir o estado.

Com isso, atividades como agricultura e pesca podem ser impactadas, prejudicando centenas de trabalhadores.

Biodiversidade na Amazônia 

Resultado de imagem

A Amazônia é o habitat de ao menos 10% das espécies conhecidas no mundo. Na floresta, vivem centenas de espécies de plantas e animais, incluindo o mico-leão-dourado, o bicho-preguiça e a bromélia.

Cientistas acreditam que várias espécies ainda podem ser descobertas no futuro!

Não confunda!

Muitas pessoas costumam confundir Amazonas com Amazônia. Na verdade, Amazonas é o nome dado para o estado brasileiro que fica na região norte. Já a Amazônia é a floresta que passa pelo território de nove países (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e atravessa nove estados brasileiros (Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima).

Resultado de imagem para amazonia

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido