O costume de ficar diante da tela compromete o início do sono das crianças

Não é raro ouvir dos pais sobre a dificuldade de colocar os filhos – de qualquer idade – para dormir por causa da TV. Em grandes cidades como São Paulo, onde grande parte das crianças de classe média tem televisão no quarto, essa dificuldade é ainda maior.

Em um estudo publicado em fevereiro no jornal científico Pediatrics, foi levantada a hipótese de que crianças que assistem à televisão antes de dormir descansam menos. No estudo, chamado “Presleep Activities and Time of Sleep Onset in Children” (algo como “Atividades antes de Dormir e Horário do Início do Sono em Crianças”), as atividades das crianças foram acompanhadas pelo período de 90 minutos antes de se deitar, para que os pesquisadores pudessem investigar como elas influenciam o momento de adormecer.

A pesquisa foi feita com mais de 2 mil pessoas, com idade entre 5 e 24 anos, na Nova Zelândia. Os dados com relação às crianças indicaram que, à noite, antes de se deitar, elas exerciam diversas atividades, como se alimentar, tomar banho, escovar os dentes, ler ou fazer lição de casa, ver televisão, jogar videogames ou ouvir música, entre outras.

Para todas as crianças da amostra, ver televisão dominou o período anterior ao deitar-se, com tempo em frente à tela entre 30 e 90 minutos. As crianças que apresentaram início do sono mais tardio ficaram, em média, 13 minutos a mais diante da TV do que aquelas que dormiam mais cedo.

Os autores do estudo concluíram que a redução do tempo diante da televisão pode ajudar crianças e adolescentes a dormir mais cedo, o que melhora a qualidade do sono. Se havia dúvida, essa pesquisa pode ajudar os pais a serem mais firmes com seus filhos quanto ao horário de dormir e às atividades que antecedem o ato.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Jailyn

    6 anos atrás

    Well put, sir, well put. I'll cetilrnay make note of that.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido