Imagem: reprodução/MTE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio de 2022, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o menor índice registrado desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016, que foi de 9,6%. Para o período que contempla os meses de março, abril e maio, a taxa é a menor desde 2015 — 8,3%.

O resultado foi melhor do que era esperado pelo mercado. As estimativas feitas pelo Refinitiv (empresa fornecedora de dados globais do mercado financeiro) apontavam uma taxa de 10,2% para o período.

Índice está em queda desde segundo semestre de 2021. Clique na imagem para ampliar (Imagem: IBGE/reprodução)

Além da taxa de desemprego, a Pnad Contínua revelou que o número de pessoas ocupadas no país atingiu o maior marco da série histórica (iniciada em 2012): 97,5 milhões de brasileiros. A taxa de população desocupada, por sua vez, recuou 30,2% quando comparada ao mesmo período (março a maio) de 2021.

Apesar dos dados positivos, índices como o rendimento médio do trabalhador e a inflação continuam a preocupar a população brasileira. O rendimento médio, segundo o relatório da Pnad, seguiu em queda, marcando R$ 2.613 — 7,2% menor do que o observado no mesmo período no ano anterior. Já o índice que mede a inflação apresentou leve elevação no último mês, subindo de 6,5 para 6,6%, de acordo com a última revisão feita pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Glossário

Inflação: nome dado ao aumento de preços do mercado, seja no valor dos produtos ou dos serviços. Para calcular a inflação, há uma série de índices disponíveis. No Brasil, o mais utilizado (e considerado o oficial pelo governo federal) é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo IBGE.

Pessoas ocupadas: de acordo com o IBGE, uma pessoa ocupada é aquela que exerce uma atividade profissional por, pelo menos, uma hora completa na semana.

Rendimento médio: valor médio que um trabalhador brasileiro recebe de salário.

Taxa de desemprego: índice que estima a porcentagem da população brasileira que se encontra desempregada.

Trimestre móvel: período de três meses utilizado na elaboração de índices e dados estatísticos, em que são considerados o mês que se encerra e os dois anteriores a ele. Por exemplo: maio, abril e março.

Fontes: Agência Brasil, IBGE, InfoMoney e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido