Banquete de frutas oferecidos aos mamíferos na festa

Treze de março é dia de homenagear os elefantes na Tailândia, onde os gigantes são consideradas figuras sagradas.

Na província de Ayutthay e em todo o país, os mamíferos se divertem com o banquete de frutas que lhes é oferecido. No dia, também são feitas orações, em uma festa que busca chamar a atenção para a preservação dos paquidermes.

Estima-se que cerca de 8 mil elefantes vivam no país, sendo que 4 mil deles estão em cativeiro, segundo dados de 2006. No início do século 20, mais de 300 mil elefantes selvagens viveram no país.

Durante a história, os elefantes foram considerados símbolo da realeza

O animal sempre desempenhou um papel importante na sociedade tailandesa – lutaram em guerras e ajudaram na colheita, por exemplo. Símbolo da realeza, eles são figura frequente nas artes.

Hoje, os elefantes são explorados para transporte de cargas pesadas e são usados como atração turística. Eles são visados pelo comércio ilegal de marfim, material valioso que compõe a presa dos animais.

A orquestra dos gigantes

Na Tailândia há até uma orquestra de elefantes treinada para tocar instrumentos de percussão enormes. A Thai Elephant Orchestra é um projeto do americano Richard Lair, que dedica sua vida à preservação dos elefantes.

A Thai Elephant Orchestra quer chamar a atenção para preservação dos animais

Como toda orquestra, os “músicos” seguem a orientação do maestro David Sulzer – conhecido no mundo da música como Dave Soldier –  um neurocientista na Columbia University, compositor e co-fundador da orquestra. Eles já gravaram 3 álbuns (veja mais http://davesoldier.com/thaiorch.html).

Segundo o maestro, a espécie adora música. Os elefantes tem cérebros imensos e são animais altamente sociáveis.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido