A Taça das Favelas, torneio de futebol entre favelas, foi incluída no calendário de eventos da cidade de São Paulo no dia 25 de outubro. Com a decisão, a competição estadual se tornou evento oficial da capital paulista e passará a ser realizada anualmente — a primeira edição paulista ocorreu neste ano.

Além de São Paulo, outros oito estados e o Distrito Federal recebem a Taça das Favelas. A ideia é que, a partir de 2020, também ocorra um torneio nacional.

Para participar do evento, os jogadores, tanto da categoria masculina como da feminina, devem obrigatoriamente morar em comunidades. Entre os principais objetivos da competição estão aumentar a autoestima dos participantes e promover a integração entre diferentes favelas.

Os atletas dos times são escolhidos pelos membros de cada comunidade a partir de uma peneira (processo no qual são selecionados aqueles que se destacam). Uma vez definidos os representantes, as equipes de diferentes localidades se enfrentam. A premiação varia conforme a edição e o estado onde ocorre.

 

Vencedores da Taça das Favelas 2019*

 

São Paulo
Masculino: Parque Santo Antônio
Feminino: Complexo da Casa Verde

Bandeira-Sao-Paulo-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do estado de São Paulo, com listras e preto e branco. No canto esquerdo superior, um mapa do Brasil e quatro estrelas amarelas. Foto: Getty Images.

 

Ceará
Masculino: Pantanal
Feminino: Maria Tomásia

Bandeira-Ceara-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do estado Ceará, nas cores verde, amarela e branca. Foto: Getty Images.

 

 

 

 

 

 

 

 

Distrito Federal
Masculino: Varjão
Feminino: Ceilândia Sul

Bandeira-Distrito-Federal-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do Distrito Federal nas cores branca, verde e amarela. Foto: Getty Images.

 

Paraná
Masculino: Butiatumirim
Feminino: Paloma

Bandeira-Parana-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do estado do Paraná, nas cores verde, branca e azul. Foto: Getty Images.

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro
Masculino: Gogó da Ema
Feminino: Curral das Éguas

Bandeira-Rio-de-Janeiro-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do estado do Rio de Janeiro nas cores azul, branca, verde e vermelha. Foto: Getty Images.

 

Sergipe
Masculino: Porto Dantas
Feminino: Bugio

Bandeira-Sergipe-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra a bandeira do estado de Sergipe, com listras em verde e amarelo. No canto superior esquerdo, detalhe em azul escuro com cinco estrelas brancas – uma maior do que as outras no centro. Foto: Getty Images.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Em alguns estados, a competição não é anual

 

O que eu penso sobre…
“A experiência de participar da Taça foi a melhor possível. Antes, quando pesquisávamos na internet ‘Parque Santo Antônio’, só apareciam notícias ruins. Agora, você vê matérias sobre a Taça das Favelas. Isso mostra que na periferia tem talento, não tem só coisas ruins. É muito importante o evento ter sido inserido no calendário oficial. Agora, a competição vai acontecer todos os anos, o pessoal já vai saber. Isso vai atrair mais jovens, patrocínio. E a favela vai ser exposta cada vez mais com coisas boas”, Gabriel B., 17 anos, lateral direito do time do Parque Santo Antônio (campeão de São Paulo em 2019).

Gabriel-Taca-Favelas-Edicao-141
#pracegover: na foto, Gabriel B. veste uniforme de seu time – camiseta branca com detalhes em azul e vermelho, short azul escuro com detalhes em vermelho, meiões azul escuro e tênis cinza. Ele está em um estádio de futebol, em pé no gramado, com as mãos para trás e sorri. Foto: arquivo pessoal.

 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 141 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido