A queda de árvores e postes fez com que várias regiões ficassem sem energia elétrica e comunicação. Foto: Ezra Acayan/Getty Images

O supertufão Rai, que chegou às Filipinas em 16 de dezembro, já é considerado um dos mais letais a atingir o país nos últimos anos. Supertufão é o nome dado aos furacões com ventos de ao menos 220 quilômetros por hora que acontecem no noroeste do Pacífico.

Desde sua chegada, o Rai forçou mais de 300 mil moradores das Filipinas a abandonar a casa em que moram e deixou várias áreas sem eletricidade e comunicação (por internet e telefone, por exemplo). Escolas, hospitais e outros tipos de construções foram destruídos. A região mais atingida é a de Visayas, no centro do país, onde ficam vários locais turísticos, como hotéis. 

Policiais removem árvores derrubadas pelo Rai. Foto: Jes Aznar/Getty Images

De acordo com a imprensa local, ao menos 375 pessoas morreram por causa da passagem do tufão. Além disso, mais de 500 cidadãos estão feridos e, até a publicação desta matéria, ainda havia 56 desaparecidos. Bombeiros e autoridades estão trabalhando para localizar os habitantes e acolher aqueles que precisaram deixar seu lar.  

Além das Filipinas, o fenômeno atingiu o Vietnã e está se aproximando da província de Hainan, na China. A boa notícia é que ele já perdeu bastante força e agora é considerado uma tempestade tropical severa (e não mais um tufão), já que seus ventos não passam mais de 165 quilômetros por hora – para ser chamado de tufão, os ventos precisam ter ao menos 170 quilômetros por hora.

Fontes: Agência Brasil, BBC, CNN Brasil e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • mariaceilia mendes

    2 anos atrás

    nossa gente meu deus

  • Fernanda Tavernari

    2 anos atrás

    Oi Joca! Meu nome é Isabela Tavernari (estou com a conta da minha mãe) do Rio de Janeiro. O meu comentário não é sobre essa reportagem, é sobre a enquete: Pelo o que você mais está esperando em 2022? Aí tem algumas opções, porém eu vi bem e tem a opção: Comemorações dos 200 anos da Proclamação da República. Mas aí pesquisei, e a data de início Proclamação da República é dia 15 de novembro de 1889, então não tem como ser 200 anos em.20221… Aí meu pai falou que em 2022 vai fazer 200 anos da Independência do Brasil, não da Proclamação da República, certo? Se eu tiver errada me perdoem por favor. Beijos!

  • Helena Turkie Rinaldi

    2 anos atrás

    Oi, Isabela! Tudo bem? Você está certa! Muito obrigada por nos avisar, já fizemos a correção. Um abraço e continue lendo o Joca!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido