Uma delegação da Coreia do Sul encontrou-se com o líder norte-coreano Kim Jong-un nesta segunda-feira, 5, em Pyongyang. A visita visa incentivar o diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Esta é a primeira vez que Jong-un se reúne com uma delegação do país vizinho, e também a primeira vez que se encontra com a comitiva de um país com o qual não tem laços diplomáticos.

Segundo comunicado emitido por Seul, capital da Coreia do Sul, Kim Jong-un jantou com o grupo liderado por Chung Eui-yong, chefe do escritório presidencial sul-coreano de Segurança Nacional, e outros quatro delegados, entre eles o diretor do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), Suh Hoon.

A comitiva levou uma carta do presidente Moon Jae-in, com teor sigiloso,  e afirmou que a visita objetivava propor que o governo norte-coreano abrisse mão de seu programa de armas nucleares.

Esta é a sétima vez que o governo sul-coreano envia uma delegação para o Norte desde a Guerra da Coreia (1950-1953). O primeiro encontro ocorreu em 1972, e nenhuma delas conseguiu reunir os presidentes das Coreias do Sul, do Norte e dos Estados Unidos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Aluno_Sigma 910 Norte

    5 anos atrás

    Se um dia você conhece o Pelé o que você ia contar na escola para seus amigos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido