Esta matéria foi originalmente publicada na edição 234 do jornal Joca
O stop motion é quase tão antigo quanto o próprio cinema. Com mais de cem anos de história, essa técnica se apresenta como uma das mais fascinantes do audiovisual e uma ferramenta poderosa para contar histórias de maneira única e inovadora, desafiando os limites entre realidade e fantasia. Ela permite que bonecos ou cenários ganhem movimento por uma sequência detalhada de imagens fotográficas.
O stop motion surgiu no fim do século 19. A primeira animação registrada foi The Humpty Dumpty Circus (1898), de Albert E. Smith, que utilizou as bonecas das filhas para encenar um circo. Infelizmente, a filmagem completa se perdeu em um incêndio.
Fun in a Bakery Shop (1902), do norte-americano Edwin S. Porter, é um marco do stop motion e um dos registros mais antigos preservados dessa técnica. O curta apresenta um rosto animado feito de massa de pão, tornando-se um exemplo clássico do uso criativo da animação no início do cinema.
Com o tempo, o stop motion evoluiu, permitindo a criação de efeitos que antes eram impossíveis. Mesmo com o avanço da tecnologia no audiovisual, a técnica permanece relevante, sendo usada em grandes produções, séries, comerciais e vídeos independentes.
COMO É FEITO O STOP MOTION
2. CENÁRIO E PERSONAGENS
Em seguida, o cenário e os personagens são organizados. Eles podem ser produzidos com materiais como massinha, papel, brinquedos ou até mesmo objetos do dia a dia. É importante se certificar de que tudo esteja bem posicionado e os personagens sejam fáceis de mover.
3. CAPTURA DAS FOTOS
É a hora em que a mágica começa a acontecer. Antes de qualquer coisa, todos os elementos da cena são colocados na posição inicial e a câmera é posicionada no enquadramento certo. Em seguida, o animador tira uma foto. Esse processo é repetido várias vezes movendo os objetos ou personagens só um pouquinho para cada foto.
4. MONTAGEM DA ANIMAÇÃO
No fim, as fotos capturadas são organizadas na ordem certa. Quando as imagens são exibidas em sequência, os objetos na cena parecem ganhar vida e se mover. Quanto mais fotos são usadas, mais suave e natural fica o movimento, tornando a animação ainda mais realista.
5. ADIÇÃO DE SOM E EFEITOS
Efeitos sonoros, música ou vozes são acrescidos para dar ainda mais vida à animação.
PRODUÇÕES FAMOSAS EM STOP MOTION
1925 | O Mundo Perdido
Primeiro longa-metragem usando stop motion. Inspirado em um livro do autor Arthur Conan Doyle, o filme conta as aventuras do protagonista em busca de dinossauros na selva amazônica.
1933 | King Kong
King Kong é um clássico do cinema, com mais de dez versões cinematográficas. O primeiro filme sobre o gorila gigante que ataca Nova York utilizou a técnica de stop motion para dar movimento à criatura.
1993 | O Estranho Mundo de Jack
Inspirado por um poema do aclamado diretor Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack é dirigido por Henry Selick. Jack, da Cidade do Halloween, está cansado de comemorar o Dia das Bruxas e, encantado pelo Natal, sequestra o Papai Noel para celebrar a data à própria maneira.
2000 | A Fuga das Galinhas
Uma das maiores animações do gênero, A Fuga das Galinhas arrecadou 225 milhões de dólares em todo o mundo. Dirigido por Peter Lord e Nick Park, o filme acompanha galinhas que, lideradas por Rocky, tentam escapar da fazenda para não virar torta.
2009 | Coraline e o Mundo Secreto
A animação mistura terror e fantasia e segue uma garota que encontra um portal para um mundo paralelo onde seus desejos são realizados. Porém ela logo descobre segredos sombrios sobre o lugar e seus habitantes. Primeira animação em stop motion 3D, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, em 2010.
2022 | Pinóquio
Vencedor do Oscar de Melhor Animação, em 2023, o filme segue Pinóquio, um boneco de madeira que ganha vida ao ser criado por Geppetto, homem solitário que sonha em ter um filho. A versão de 2022 foi dirigida por Guillermo del Toro.
GLOSSÁRIO
LONGA-METRAGEM: filme com duração mínima de setenta minutos.
DIVULGAÇÃO/NETFLIX, GETTY IMAGE, WALT DISNEY STU DIOS MOTION PICTURES (DIVULGAÇÃO) E CC.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.