Vacina-Covid-19-Getty-Images
Foto: Shawn Thew-Pool/Getty Images

Por dez votos contra um, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizaram, em 17 de dezembro, que a União (relativa ao governo federal), governos estaduais e municipais tomem medidas legais para que a vacinação contra a covid-19 seja obrigatória.

A decisão dos ministros do STF, no entanto, não leva à vacinação forçada da população. As pessoas poderão se recusar a tomar a vacina, mas sofrerão medidas de restrição por causa disso. Para o ministro Ricardo Lewandowski, “a saúde coletiva não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente [de maneira intencional, proposital] se recusam a ser vacinadas”.

Entre as medidas de restrição poderão constar, por exemplo: corte no recebimento de algum tipo de benefício oferecido pelo governo; proibição de entrar em determinados lugares; e impedimento de fazer matrícula em escola pública.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 17 de dezembro, o Brasil somava 7.110.434 casos e 184.827 mortes causadas pela covid-19.

O que é o STF?
O Supremo Tribunal Federal é a corte mais importante do país, a última instância do Poder Judiciário. As principais funções do STF são analisar crimes cometidos por presidentes, senadores e deputados federais e julgar processos que supostamente desrespeitam a Constituição, o maior conjunto de leis do país.

Fontes: Agência Brasil, BBC, CNN Brasil, G1 e Ministério da Saúde.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido