Doar 100% dos alimentos que não foram comprados é a proposta do novo programa da Starbucks Canada, rede de cafeterias, e da Second Harvest, organização canadense especializada em recuperação de alimentos. Iniciado em 22 de fevereiro, o projeto tem por objetivo fazer com que os produtos que não forem adquiridos pelos consumidores em lojas da Starbucks sejam encaminhados gratuitamente para instituições de caridade, ajudando a combater a fome no país, onde uma a cada oito famílias não tem alimentos suficientes.

Entre os itens incluídos nas doações estão sanduíches, saladas e leite. Para que as pessoas não recebam alimentos estragados, a companhia de cafeterias afirma ter providenciado guias e treinamentos para garantir a preservação da comida. Ao mesmo tempo, a Second Harvest trabalhará com grupos que irão coletar as doações para assegurar que estejam adequadas para o consumo.

O programa receberá, inicialmente, alimentos de 250 lojas da Starbucks. Com o tempo, a rede espera ampliar o projeto para 1.100 estabelecimentos, o que corresponderia a mais de 1,5 milhão de refeições doadas por ano. Nos Estados Unidos, onde alguns locais da rede fazem doações de sobras desde 2016, cerca de 10 milhões de refeições já foram doadas.

No Brasil, para doar sobras de alimentos é preciso seguir as exigências determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso um restaurante doe um alimento para uma instituição, por exemplo, e alguém passe mal, os responsáveis pelo estabelecimento são penalizados.

Dados sobre a fome no mundo

1/3 de todo o alimento produzido no mundo se perde no caminho até o consumidor ou é desperdiçado.

821 milhões de pessoas (quase quatro vezes a população brasileira) não têm acesso à quantidade adequada de alimentos.*

*Fonte: Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).


Fontes: Anvisa, FAO, ONU, Superinteressante e Starbucks.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 126 do jornal Joca.

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