O filme Soul, da Disney Pixar, venceu o Oscar 2021 de melhor filme de animação. O anúncio foi feito na cerimônia da premiação, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 25 de abril. No evento, foram premiados os melhores filmes e profissionais de cinema do último ano.

Soul conta a história de um professor que sonha em se tornar um músico de jazz reconhecido. Quando finalmente consegue uma oportunidade que pode mudar sua carreira, ele sofre um acidente, vira uma alma e vai parar numa dimensão paralela que abriga todos os espíritos. Mesmo assim, ele não desiste do sonho de se tornar um grande músico e começa a fazer de tudo para voltar à Terra e recuperar seu corpo — para não perder uma grande chance profissional.

“Não tínhamos nem ideia do que o jazz podia nos ensinar sobre a vida”, disse um dos diretores do filme, Pete Docter, ao receber o prêmio. “Assim como um músico de jazz, podemos transformar qualquer coisa que aconteça em algo de valor e beleza.”

#pracegover: a produtora Dana Murray, de vestido xadrez, e o diretor Pete Docter, de terno preto, seguram a estatueta do Oscar. Foto: Matt Petit/A.M.P.A.S. via Getty Images

Além de Soul, concorriam ao Oscar de melhor filme de animação os longas Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, A Caminho da Lua, Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca e Wolfwalkers (saiba mais na edição 167 do Joca).

Trilha sonora original
Soul também venceu na categoria de melhor trilha sonora original. Ao todo, o filme tem 42 músicas feitas exclusivamente para o longa. As composições foram produzidas pelo músico de jazz Jon Batiste e por Trent Reznor e Atticus Ross, integrantes da banda Nine Inch Nails.

Outros prêmios
Além de duas estatuetas do Oscar, Soul ganhou:

  • Dois prêmios Globo de Ouro: filme de animação e trilha sonora.
  • Dois prêmios Bafta (prêmio britânico de cinema e televisão): filme de animação e trilha sonora.
  • Sete Annie Awards (maior premiação dedicada a animações): longa-metragem, efeitos visuais em filme, animação de personagem em longa, música em filme, storyboard (sequência de cenas), roteiro e edição.
#pracegover: Jon Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross, todos de terno preto e camisa branca, vencedores com Soul na categoria trilha sonora. Eles seguram a estatueta da premiação. Crédito de imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 169 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido