O objetivo da missão era colher amostras da Lua para realizar estudos sobre o satélite natural da Terra. Foto: Chris Jackson/Getty Images

A sonda chinesa Chang’e 5, que tinha ido para a Lua em 24 de novembro, voltou à Terra no dia 17 de dezembro com 2 quilos (kg) de solo e rochas lunares. Essas amostras são as primeiras coletadas no local em 44 anos. 

As rochas recolhidas pela sonda vão permitir a realização de novos estudos sobre a composição da Lua, satélite natural da Terra. Isso porque as amostras que foram trazidas de lá pela Chang’e 5 são mais recentes do que as que foram coletadas em outras missões – o objetivo da sonda chinesa era trazer materiais de uma região chamada Mons Rümker, onde as rochas devem ter até 1,3 bilhão de anos, enquanto as que foram trazidas anteriormente possuem mais de 3 bilhões de anos.  

Para recolher o material, a sonda chinesa foi até a Lua equipada com um tipo de colher e uma furadeira, de modo que pudesse desenterrar as amostras. Na volta para a Terra, a Chang’e 5 teve a ajuda de um paraquedas para pousar na Mongólia Interior, território pertencente à China. 

Com o retorno da sonda, a China se tornou o terceiro país a trazer amostras lunares à Terra. Até então, os únicos que haviam recolhido esse tipo de material eram os Estados Unidos e a União Soviética (grupo formado por vários países, como Rússia e Ucrânia, que se dissolveu em 1991). 

De acordo com a imprensa chinesa, as amostras coletadas serão compartilhadas com a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros países. Além disso, parte delas ficará exposta em museus da China. 

Fontes: BBC, Canal do YouTube da New China TV, G1, Olhar Digital e Space.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Aluna EMJ

    3 anos atrás

    Muito Legal!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido