Sonda Curiosity no planeta Marte. Crédito de imagem: Nasa/divulgação

No dia 23 de outubro, foi divulgado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, novas informações sobre evidências da existência de antigos rios em Marte. A possibilidade de que as crateras do planeta tenham sido rios em algum momento da história do corpo celeste foi explorada em um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters (Cartas de Pesquisa de Geofísica, em tradução livre para o português).

A análise pode ser feita, principalmente, por meio de dados da sonda Curiosity, da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), que chegou ao planeta em 2012 e, desde então, vem coletando informações importantes para novas descobertas sobre o astro. 

Comparação de estruturas rochosas

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia desenvolveram um método capaz de simular o processo de erosão (mudança do solo ao longo do tempo por transformações naturais e mecânicas) em Marte ao decorrer de milênios. O sistema criado junta imagens do Curiosity, dados de outros satélites e também leituras em 3D de camadas de rocha da Terra. A partir do sistema de comparação desenvolvido, foi possível chegar à conclusão de que as crateras do planeta provavelmente um dia foram leitos de rios.

A estrutura da cratera marciana Gale foi grande responsável pelo novo estudo, uma vez que seu formato apresentava características em comum com rochas que tiveram a presença de água em sua formação no passado.

Boa parte da pesquisa também foi feita a partir de comparações com a formação geológica da Terra. Segundo os estudiosos, Marte pode ter tido não apenas alguns, e sim muitos rios antigamente, o que corrobora com a teoria de que o planeta já foi habitável um dia. 

Fontes: PennState, Geophysical Research Letters, Galileu e Nasa.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido