Uma câmera localizada no braço robótico da nave InSight tirou esta foto da superfície de Marte no dia 26 de novembro, quando pousou. Foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação

A sonda espacial InSight, da agência espacial norte-americana (NASA), pousou em Marte no dia 26 de novembro após sete meses de viagem. Ela percorreu cerca de 482 milhões de quilômetros para chegar no planeta, onde deve ficar até 2020. A InSight é a primeira que irá analisar o subterrâneo de Marte e possui a capacidade de detectar terremotos. 

A sonda foi lançada da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (Estados Unidos), em 5 de maio, sem ninguém a bordo. Essa é a missão mais recente em Marte desde o explorador Curiosity, que pousou por lá em 2012. A NASA já esteve oito vezes no planeta.

O objetivo do estudo atual é informar sobre as características de Marte, para que, em 2030, humanos possam explorar o planeta. Por enquanto, a pesquisa não está à procura de vida por lá. 

A primeira imagem capturada pela InSight da atmosfera marciana. Foto: NASA/JPL-Caltech via Getty Images

Um aparelho para medir o calor de Marte será utilizado como instrumento pelos pesquisadores que lançaram a sonda. Ele possui a capacidade de perfurar o solo marciano a até cinco metros de profundidade.

A InSight viajou a aproximadamente 19.800 quilômetros por hora. A diminuição da velocidade para tocar a superfície do planeta durante o pouso durou seis minutos e meio.

Fontes: NASA 1, NASA 2, Newsela, G1 e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido