O último mês de setembro foi o mais quente em 136 anos, segundo a NASA, agência americana que faz pesquisas sobre o espaço.

A organização, que mede a temperatura da Terra desde 1880, afirma que, no mês passado, a temperatura global foi 0,91ºC mais quente do que a temperatura média dos meses de setembro entre 1951 e 1980.

No entanto, o diretor do Goddard Institute For Space Studies, Gavin Schmidt, explica que, às vezes, os dados são atualizados e o ranking dos meses mais quentes pode mudar.

annual_temperature_anomalies_2014

É o que aconteceu, por exemplo, com o último mês de junho. Em um primeiro momento, cientistas disseram que junho de 2016 havia sido o mês de junho mais quente já registrado. Mas, depois de um tempo, novas análises mostraram que, na verdade, esse período havia sido o terceiro mais quente, ficando atrás de 2015 e 1998.

“Enquanto rankings mensais são de interesse jornalístico, eles não são nem de perto tão importantes quanto as tendências a longo prazo”, disse Schmidt.

23_warmingseas

Para medir a temperatura da Terra, a NASA coleta dados de 6300 estações meteorológicas ao redor do mundo, de estações de pesquisa na Antártica e de instrumentos que medem a temperatura na superfície do mar.

A temperatura na Terra está aumentando?

De acordo com estudos feitos pela NASA, 2015 foi o ano mais quente desde 1880. Em 2015, a média anual foi de 0,87, enquanto, em 1880, a média foi de – 0,19%.

Além disso, comparando os 136 anos de estudos das temperaturas globais, cientistas perceberam que os últimos 10 anos foram os mais quentes registrados pela organização.

Neste site, é possível ver as médias das temperaturas da Terra em cada ano: http://climate.nasa.gov/vital-signs/global-temperature/

Por que a temperatura está aumentando?

Muitos cientistas defendem que o clima na Terra está mudando devido às ações do homem. Ao liberar muitos gases poluentes na atmosfera, estaríamos contribuindo para que o planeta fique mais quente.

De acordo com a NASA, nos últimos anos, a natureza passou por algumas mudanças, como aumento do nível dos mares e derretimento das camadas de gelo. Segundo os cientistas, esses processos foram causados pelas alterações no clima.

good6

Por outro lado, alguns cientistas acreditam que o aumento das temperaturas da Terra não tem nenhuma relação com a humanidade. Para eles, o planeta está passando por um processo normal, ou seja, é natural termos períodos mais quentes ou mais frios.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido