A Semana da Imprensa 2023 foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro. Esta é a terceira edição do evento, uma iniciativa dos jornais Joca e TINO Econômico, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e apoio da TV Cultura. A semana apresenta mesas de discussão sobre temas atuais da imprensa, e a última delas foi feita por e para jovens que produzem conteúdo para redes sociais.

Participaram da conversa Leyslie, criadora de conteúdo do Todas Geek — que fala sobre entretenimento e cultura pop desde 2018, atuando nas redes sociais e no YouTube — e Deivyd Barros, estudante de escola pública de 18 anos, profissional com certificado que permite trabalhar no mercado financeiro, o CPA-10.

“Caso você queira começar a produzir, meu conselho é que você chame os seus amigos, para fazer o conteúdo juntos. Assim, um vai incentivando o outro e ajudando naquilo que sabe fazer de melhor. Foi o que eu fiz!”

Deivyd.

Os influenciadores responderam perguntas feitas pelos estudantes do Colégio Palmares e da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano. A conversa foi descontraída e trouxe diversas dicas para os jovens que desejam produzir conteúdo para redes sociais. Veja abaixo algumas das perguntas feitas.

Como vocês checam as informações e dicas que oferecem nos perfis? Que tipo de fontes utilizam?

“Eu vou atrás das informações na internet, procurando sites confiáveis relacionados a finanças. Mas também tenho uma novidade para vocês: nós começaremos a nos basear nas notícias do próprio TINO Econômico para produzir conteúdo.”

Deivyd.

“Quando ingressei no meio jornalístico, eu entrei para vários mailings, como da própria Warner, que foi o primeiro. Esse mailing é para receber os releases: notícias de primeira mão que são feitas especialmente para a imprensa.”

Leyslie.

Se alguém lhe pedisse alguma dica de como se tornar um influenciador de credibilidade, qual você daria?

“Influenciador todo mundo pode ser, mas ‘de credibilidade’ já é outra coisa. É importante sempre citar suas fontes, checar as informações e, acima de tudo, colocar o seu jeitinho de falar no conteúdo, deixando sua marca pessoal.”

Leyslie.

É possível crescer nas plataformas sem ter material considerado de qualidade comparado ao que já é oferecido?

“Vocês acham que, para a gente viralizar, é preciso ter um celular e uma câmera do momento? Talvez ajude, mas será que lá no começo é preciso ter esse material? O importante é começar com o que você tem e, depois de alguns passos, você vai melhorando a qualidade.”

Deivyd.

É melhor copiar formatos de posts já utilizados que fazem sucesso ou criar um? Por quê?

“Utilizar formatos já existentes não é algo ilegal, trend, por exemplo, é algo supernormal no TikTok. Mas ter algo do seu jeito é um bom diferencial. Eu aconselho que você seja original, para que a galera queira te ver falando, e não outros influenciadores.”

Leyslie.

Como lidar com o vício das redes sociais?

“É difícil, é muito tempo que fico no celular. Eu faço terapia, tenho dificuldade com sono e até divido isso com meu público. Uma coisa que eu faço é acionar o recurso ‘não perturbe’, que, a partir de determinado momento da noite, para de enviar notificações.”

Leyslie.

O que fazer em caso de shadowban*, para não atrapalhar o alcance das publicações na rede social e prejudicar a conquista de novos seguidores?

“Primeiro passo: tomar cuidado com o que você fala. Mas, caso ainda assim aconteça, continue postando naturalmente. Isso, na verdade, tem que te motivar a continuar postando e retomar o seu engajamento.”

Deivyd.

*Shadowban: punição do Instagram para dificultar a visualização de posts que violam regras de uso, ocultando as publicações do feed e da pesquisa por hashtags. O conteúdo é “banido às sombras” temporariamente, o que impacta na distribuição e no alcance do que é compartilhado.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido