Resultado de imagem para Emily Lima
Emily, a nova treinadora

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira de futebol feminino terá uma técnica mulher. A ex-jogadora Emily Lima assumirá o lugar de Vadão, o técnico que comandou o time nos jogos olímpicos Rio 2016.

Resultado de imagem para Emily Lima

Emily já treinou as seleções brasileiras sub-15 e sub-17. Até a semana passada, ela trabalhava como técnica do time São José, de Santa Catarina. O time chegou à final da Copa do Brasil de futebol feminino em 2016.

Emily também foi jogadora entre os anos 1994 e 2010. Ela começou a sua carreira no Saad, de São Caetano do Sul, e, em 2001, se mudou para a Europa, onde jogou por sete anos em times espanhóis como Estudiantes de Huelva, Puebla de la Calzada, Prainsa e L’Estartit. Em 2010, foi para o Napoli, na Itália, onde encerrou seu trabalho como jogadora.

No Brasil, poucos times são treinados por mulheres. Na Copa do Brasil deste ano, apenas 5 dos 32 times participantes eram treinados por mulheres.

Para Emily, existem poucas treinadoras porque muitos clubes de futebol não dão valor para os seus técnicos. Segundo ela, tanto homens quanto mulheres sofrem com esse problema:

“As condições que os clubes dão para o profissional são muito ruins, então entendo que tanto as mulheres quanto os homens estejam procurando outras áreas que darão um futuro melhor financeiramente. As ex-atletas, por exemplo, estão procurando outras áreas como fisioterapia e nutrição”., disse Emily ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como técnica da seleção brasileira, Emily terá o seu primeiro desafio em dezembro, no Torneio Internacional de Manaus. A competição, que acontecerá nos dias 7,11,14 e 18 de dezembro, contará com a participação das seleções da Itália, Rússia e Costa Rica.

Outras treinadoras de futebol feminino:

Pia Sundhage

Resultado de imagem para Pia Sundhage

A treinadora da Suécia foi eleita pela FIFA, a Federação Internacional de Futebol, a melhor técnica do mundo em 2012. Quando comandava a seleção feminina dos Estados Unidos, ganhou medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008, e Londres 2012. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, ganhou medalha de prata com a seleção da Suécia.

Chan Yuen-ting

Resultado de imagem para Chan Yuen-ting

Em 2016, entrou no livro dos recordes ao se tornar a primeira treinadora da história a ganhar um torneio de homens. O time Eastern, de Hong Kong, não ganhava o campeonato há 21 anos.

Helena Costa

Resultado de imagem para Helena Costa coach

Em 2014, entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a comandar um time profissional de futebol masculino na França. Helena era a treinadora do Clermont Foot 63, da segunda divisão do campeonato.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido