Índice foi mais alto do que no primeiro turno e o segundo maior da história
No dia 27 de outubro, durante uma coletiva de imprensa, a ministra Cármen Lúcia informou que 29,26% dos eleitores deixaram de ir às urnas no segundo turno das eleições municipais de 2024. Segundo ela, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará uma pesquisa para descobrir as causas da alta taxa de abstenção.
Em 28 de outubro, o TSE divulgou o número exato de eleitores ausentes. Segundo o órgão, responsável pela coordenação das eleições em nível federal, 9.947.369 dos 33.996.477 cidadãos aptos a votar não compareceram às urnas. Este é o segundo maior índice de ausências da história, ficando atrás apenas das eleições de 2020, que ocorreram durante a pandemia de covid-19. Naquele ano, 23,2% dos eleitores faltaram ao primeiro turno e 29,5% ao segundo.
Tradicionalmente, as ausências tendem a aumentar entre o primeiro e o segundo turno, frequentemente refletindo o descontentamento dos eleitores com os dois candidatos restantes na disputa. No entanto, a ministra Cármen Lúcia considerou alto o índice de abstenção deste ano.
A pesquisa servirá para determinar os motivos do não comparecimento dos eleitores, com o objetivo de evitá-los nas eleições de 2026. Cármen Lúcia destacou que pretende, em colaboração com os tribunais regionais eleitorais, que organizam as eleições em cada estado brasileiro, mapear os principais obstáculos que impediram a participação dos eleitores em diferentes regiões. “A gente também vai ter que apurar em cada local. Houve município em que teve 16% e houve município com 30%”, afirmou ela.
A ministra se comprometeu a divulgar os dados do levantamento antes da posse dos candidatos eleitos em cada cidade, que será no fim do ano.
Além das ausências, o TSE divulgou outras estatísticas das eleições municipais de 2024. Belém, capital do Pará, foi a primeira cidade com candidato eleito, às 17h30.
Em relação às urnas, 171 precisaram ser substituídas nos dois turnos, de um total de 97.392 espalhadas pelo Brasil. Nenhuma seção precisou ter votação manual no primeiro ou no segundo turno.
No que diz respeito às justificativas de ausências feitas pelo e-título, o segundo turno teve 740.388 justificativas por georreferenciamento (eleitores fora do município de votação) e 83.363 justificativas de cidadãos no exterior.
Cármen Lúcia classificou as eleições de 2024 como tranquilas, destacando que foram registrados apenas oito inquéritos e 23 ocorrências. Para ela, esses números indicam que a eleição ocorreu como deveria ser sempre: em um clima de calma e respeito entre as pessoas.
Fontes: Agência Brasil e G1.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.