A menos de 80 dias para o início da Olimpíada, o governo do Japão resolveu estender até 31 de maio o estado de emergência em Tóquio, capital do país (onde serão realizados os jogos), e mais três províncias. A medida valia desde 25 de abril e deveria terminar em 11 de maio. Porém, no dia 7 deste mês, o primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou que a prorrogação seria necessária para diminuir o número de casos de covid-19 no país e reduzir o risco de o sistema de saúde ficar sobrecarregado (sem conseguir atender todos os doentes).

Durante o estado de emergência, é recomendado que estabelecimentos comerciais fiquem fechados ou, conforme o caso, abram por período reduzido. As autoridades também pedem que as pessoas não façam viagens desnecessárias e trabalhem em casa ou diminuam em 70% o número de funcionários presentes nos escritórios.

O primeiro-ministro prometeu, até o fim de maio, acelerar o processo de vacinação no Japão — a meta é imunizar um milhão de pessoas por dia.

#pracegover: homens vestindo terno e máscara caminham por ruas de Tóquio, onde é possível ver nas fachadas dos prédios cartazes anunciando os Jogos Olímpicos. Foto: Carl Court/Getty Images

Vacina para as delegações
O laboratório Pfizer (saiba mais na página 9) fez um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para doar vacinas contra a covid-19 a atletas e delegações que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Representantes da farmacêutica afirmaram que a decisão tem como objetivo garantir um evento seguro e estimular a imunização, já que as pessoas ao redor do mundo veriam os profissionais do esporte sendo vacinados e seriam encorajadas a fazer o mesmo.

Segundo a Pfizer, as doações não vão interferir na distribuição global de seu imunizante, ou seja, os países não vão deixar de receber vacinas porque algumas doses irão para os atletas olímpicos e paralímpicos.

Fontes: DW, Globo Esporte, Japan Today, Organização Mundial da Saúde, site oficial da Pfizer, The Japan News e Valor Econômico.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido