As chuvas causaram alagamentos tão intensos que em alguns locais as pessoas e os veículos não conseguiam transitar. Foto: Fabio Vieira/FotoRua/NurPhoto via Getty Images
As chuvas causaram alagamentos tão intensos que as pessoas e os veículos não conseguiam passar por alguns locais - Foto: Fabio Vieira/FotoRua/NurPhoto via Getty Images

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo entre a tarde do dia 9 e a manhã do dia 10 de fevereiro foi o maior já registrado em 24 horas em um mês de fevereiro desde 1983, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados 114 milímetros de chuva, enquanto em 1983 o volume tinha sido de 121,8 milímetros.

Na manhã do dia 10, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) marcou 131 pontos de alagamentos no município, muitos deles após os rios Tietê e Pinheiros transbordarem. Destes, 56 eram tão intensos que as pessoas e veículos não conseguiam passar por eles.

Por isso, todas as regiões da cidade ficaram em estado de alerta e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, recomendou que a população evitasse sair de casa.

Considerando todos os meses do ano (ou seja, não apenas fevereiro), o volume foi o oitavo maior de todos os tempos no município.

Fontes: Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Estadão, G1, UOL e Valor Econômico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • joaohhartz

    3 anos atrás

    topson

  • joaohhartz

    3 anos atrás

    oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido