Brasil segue com número de queimadas disparando
No dia 13 de setembro, a cidade de São Paulo teve registro como a única cidade do mundo em que o ar não estava em condições saudáveis para a população respirar, de acordo com dados da IQAir, agência suíça de tecnologia que realiza análises da qualidade do ar em todo o mundo. Desde o dia 9, a capital paulista também ocupa o posto de município com o ar mais poluído do mundo, consequência da onda de fuligem que cobriu o país em meio ao período de queimadas na Amazônia e em outros estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, incluindo o interior de São Paulo. Aliado a isso, o país enfrenta um clima de altas temperaturas e baixa umidade.
Em razão da falta de chuvas, cinco dos sete reservatórios de água que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo apresentaram, no dia 13, nível considerado abaixo da média, com alguns operando com cerca da metade da capacidade total; é o caso do sistema Cantareira, um dos maiores da região. O reservatório Guarapiranga, na zona sul, também está funcionando com apenas 40% da capacidade.
Enquanto isso, ao redor do país, as queimadas continuam. No Mato Grosso, que registra o maior número atualmente, houve 50 focos de incêndio apenas no dia 12. O governo de Rondônia reconheceu 26 cidades em situação de emergência em consequência dos incêndios florestais e outras 19 em razão da seca. Em Manaus, capital do Amazonas, o rio Negro segue em baixa e chegou a 16,73 metros, podendo bater o menor nível atingido durante a seca histórica de 2023.
No estado do Rio de Janeiro, mais de 40 focos de incêndio foram registrados, com as temperaturas alcançado 40 graus Celsius (oC). Em São Paulo, o número de queimadas voltou a crescer no dia 12: foi de 55 para 327, com os pontos espalhados em 72 municípios, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Fontes: Inpe, IQAir, Folha de S.Paulo, Exame e G1.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
o comentario abaixo é ruim ou legal?
oi ze da manga
eu sabia que são Paulo era poluido mas nem tanto
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.