Cidades do interior de SP espalharam fumaça pelo céu do estado. Crédito de imagem: redes sociais/reprodução

O estado de São Paulo (SP) bateu o recorde histórico de focos de incêndio em 2024 desde que os registros foram iniciados, em 1998. Entre 1º de janeiro e 25 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 5.280 focos no estado, superando a marca anterior de 2006, quando houve 3.739 focos no mesmo período.

São Paulo vem enfrentando queimadas severas nos últimos dias, espalhando fumaça por muitos municípios. Dos mais de 5 mil focos, 2.923 foram registrados apenas na última semana, entre os dias 18 e 25. O cenário se deve, sobretudo, ao clima mais seco (comum nesta época do ano) e à prática ilegal de queimada de vegetação.

Para conter a situação, o governo de São Paulo criou um gabinete de crise para orientar a população e combater o fogo. Além disso, a Polícia Civil está investigando os incêndios criminosos que ocorrem no estado. No dia 24, o governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência em 45 municípios afetados.



Segundo comunicado publicado pelo governo estadual na noite de 25 de agosto, seis cidades estavam com foco ativo de incêndio (Poloni, Tabatinga, Pedregulho, Pradópolis, Altinópolis e Paulo de Faria) e 48 estavam sob alerta máximo. Além de São Paulo, outros estados apresentam situação crítica de queimadas, como Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins.

Fontes: Inpe, Governo do Estado de São Paulo, Agência Gov, Poder360, Folha de S.Paulo e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Antonio Vianna

    1 semana atrás

    eu achei essa reportagem incrivel

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido