São Paulo- SP- Brasil- 19/02/2016- Os praticantes de esportes radicais da cidade de São Paulo ganharão nas próximas semanas um espaço específico com equipamentos de primeiro nível para desenvolver manobras e superar obstáculos. Até o fim do primeiro trimestre, a Prefeitura de São Paulo irá entregar para a população o Centro de Esportes Radicais, um dos maiores da América Latina, que contará com circuitos e pistas voltadas para a prática de skate, bike BMX, patins inline, patinete e Parkour. O equipamento público, que tem investimento estimado em R$ 13,4 milhões, contará ainda com ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground, em local de fácil acesso, na Marginal Tietê, se tornando mais um espaço de lazer e diversão para os paulistanos. O local se soma a áreas como o Clube Esportivo Tietê e o Parque Chácara do Jockey, também alvos de ação da atual gestão. O Centro de Esportes Radicais ocupa uma área de 38 mil m² e terá acesso gratuito para cidadãos. “Os esportes radicais cresceram em todo o País, em especial, com os títulos conquistados por grandes atletas, e uma cidade da grandeza de São Paulo merecia um lugar adequado para não só atender os profissionais que são da cidade –e são muitos–, mas também fomentar o surgimento de futuros campeões”, afirmou o coordenador de esportes radicais da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), Carlos Preto. Todo o planejamento das pistas contou com apoio e envolvimento de atletas profissionais, que pensaram nos circuitos e até ajudaram na construção. As obras foram iniciadas no fim de julho do ano passado. Antes, o terreno abrigava barracões de duas escolas de samba, que não poderiam ocupar mais o espaço. Pump track Um dos destaques do Centro de Esportes Radiciais é o circuito de Pump track, pista com início, meio, mas nunca um fim, onde o frequentador anda

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

São Paulo vai ganhar seu primeiro complexo público de esportes radicais no dia 26 de março, construído na Marginal Tietê, na altura do Bom Retiro. O Centro de Esportes Radicais será um dos maiores da América Latina, que contará com circuitos e pistas voltadas para a prática de skate, bike BMX, patins inline, patinete e Parkour.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

O equipamento público, que tem investimento estimado em R$ 13,4 milhões, contará ainda com ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground, em local de fácil acesso, na Marginal Tietê, se tornando mais um espaço de lazer e diversão para os paulistanos.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

Um dos destaques do Centro de Esportes Radiciais é o circuito de Pump track, pista com início, meio, mas nunca um fim, onde o frequentador anda “bombeando”, sem impulsionar, apenas ganhando velocidade na medida em que passa pelos obstáculos.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

Por ter piso asfáltico, uma novidade de São Paulo, o espaço pode ser utilizado pelas modalidades de skate, Bike BMX, patins inline e patinete. “Não pensamos em criar algo unicamente profissional. Tudo foi pensado para ser um espaço democrático. No Pump track, temos níveis, e o primeiro nível fica ao lado do playground, para que a criança veja, se interesse e progrida. Não só elas, mas os adultos. Como está pensado, esse espaço não será importante só para a prática, mas para a revolução do nosso esporte”, disse o atleta de BMX Blue Hebert, que está construindo uma das pistas do centro.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

O Centro de Esportes Radicais ocupa uma área de 38 mil m²  e terá acesso gratuito para cidadãos.“Os esportes radicais cresceram em todo o País, em especial, com os títulos conquistados por grandes atletas, e uma cidade da grandeza de São Paulo merecia um lugar adequado para não só atender os profissionais que são da cidade –e são muitos–, mas também fomentar o surgimento de futuros campeões”, afirmou o coordenador de esportes radicais da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), Carlos Preto.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

No Centro de Esportes Radicais, a pista foi planejada para atender pessoas de qualquer idade e também de diferentes tipos físicos, onde é possível circular não somente colado ao chão, mas saltando um ou outro obstáculo, em três níveis: iniciante (com 100 metros lineares, para praticantes que nunca andaram em um Pumptrack, no qual se conhece os movimentos e embalos do equipamento, intermediário (com 130 metros lineares, voltada para praticantes que já dominaram os movimentos de embalo e curvas do nível iniciante) e avançado (com 220 metros lineares, para atletas que já dominaram os movimentos de embalo e curvas do nível intermediário).

Foto: Fernando Pereira/ SECOM
Em todo esse circuito será obrigatório o uso de capacetes, e orienta-se o uso dos outros equipamentos de segurança, como joelheira, cotoveleira e proteção de punho.
Foto: Fernando Pereira/ SECOM

Com uma área de 650 m², o circuito de Parkour do Centro de Esportes Radicais contará com uma série de obstáculos horizontais e verticais de diferentes níveis, para que o praticante os transponha utilizando apenas o corpo, com técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada.

Foto: Fernando Pereira/ SECOM

Fonte: Fotos Públicas

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido