lixo-home
Foto: Creative Commons CC0

O município de Kamikatsu, no Japão, tem o plano de não levar lixo para aterros sanitários (ou “lixões”) em 2020. Para isso, os habitantes foram informados de que precisam separar os materiais que querem descartar em 45 categorias –  frascos de spray, panos velhos e recipientes de plástico são algumas delas –, lavá-los e secá-los.

A população precisa levar o lixo para um centro de coleta que cuida da reciclagem. Voluntários fazem esse trabalho para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Uma garrafa, por exemplo, precisa ser separada em várias partes (tampa, lacre e o resto) e descartada em diversas categorias nos centros de coleta. O sistema começou, há quase 20 anos, com 22 categorias, mas foi evoluindo ao longo do tempo até chegar a 45.

Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa pretende gerar dinheiro para a cidade. A ideia é que o governo local consiga vender o lixo coletado e dispense os gastos com o transporte dos resíduos para ser incinerados (ou seja, queimados, que era o que acontecia antes de ser implantado o programa de reciclagem).

Já materiais orgânicos (não recicláveis), como sobras de comida, são usados para compostagem, técnica em que os alimentos são transformados em adubo (que permite acelerar o crescimento das plantas de forma natural).

O desafio da cidade, entretanto, é que existem materiais – como fraldas e alguns tipos de plástico –, que não podem ser reciclados nem servem para compostagem. Neste caso, eles são incinerados. Por causa disso, o município ainda não consegue reciclar tudo o que produz, e sim cerca de 80%.

Fontes: ABC News, Hypeness e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • alicia

    2 anos atrás

    legalllllllllllllllllll

  • Olivia

    3 anos atrás

    amei as ideias.

  • 62

    3 anos atrás

    eu achei muito muito legal eles tiveram uma otima atitude

  • Bia

    3 anos atrás

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Bia

    3 anos atrás

    adorei o testo

  • jujuba

    4 anos atrás

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Clara

    3 anos atrás

    É muito muito, muito legal

  • ss22s2s21s2s

    4 anos atrás

    s2s222222222222222222222222222222222222222222222222222

  • gabriel

    4 anos atrás

    a dorei

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido