lixo-home
Foto: Creative Commons CC0

O município de Kamikatsu, no Japão, tem o plano de não levar lixo para aterros sanitários (ou “lixões”) em 2020. Para isso, os habitantes foram informados de que precisam separar os materiais que querem descartar em 45 categorias –  frascos de spray, panos velhos e recipientes de plástico são algumas delas –, lavá-los e secá-los.

A população precisa levar o lixo para um centro de coleta que cuida da reciclagem. Voluntários fazem esse trabalho para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Uma garrafa, por exemplo, precisa ser separada em várias partes (tampa, lacre e o resto) e descartada em diversas categorias nos centros de coleta. O sistema começou, há quase 20 anos, com 22 categorias, mas foi evoluindo ao longo do tempo até chegar a 45.

Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa pretende gerar dinheiro para a cidade. A ideia é que o governo local consiga vender o lixo coletado e dispense os gastos com o transporte dos resíduos para ser incinerados (ou seja, queimados, que era o que acontecia antes de ser implantado o programa de reciclagem).

Já materiais orgânicos (não recicláveis), como sobras de comida, são usados para compostagem, técnica em que os alimentos são transformados em adubo (que permite acelerar o crescimento das plantas de forma natural).

O desafio da cidade, entretanto, é que existem materiais – como fraldas e alguns tipos de plástico –, que não podem ser reciclados nem servem para compostagem. Neste caso, eles são incinerados. Por causa disso, o município ainda não consegue reciclar tudo o que produz, e sim cerca de 80%.

Fontes: ABC News, Hypeness e R7.

Enquete

Qual tem sido a sua diversão preferida durante o isolamento social?

Comentários (7)

  • 62

    1 mês atrás

    eu achei muito muito legal eles tiveram uma otima atitude

  • Bia

    3 meses atrás

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Bia

    3 meses atrás

    adorei o testo

  • jujuba

    3 meses atrás

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Clara

    1 mês atrás

    É muito muito, muito legal

  • ss22s2s21s2s

    3 meses atrás

    s2s222222222222222222222222222222222222222222222222222

  • gabriel

    3 meses atrás

    a dorei

Compartilhar por email