#pracegover: a imagem mostra o mapa da Rússia, pintado em vermelho, e traz um símbolo de wi-fi ilustrado em amarelo. Imagem: repodução e Getty Images.

A Rússia pode ficar temporariamente desconectada da internet mundial. O plano é fazer, até o dia 1º de abril, um teste para verificar se a rede do país pode funcionar por conta própria, sem conexão com os servidores internacionais. Ainda não se sabe como isso funcionará na prática, mas pode significar que tudo o que for feito on-line por usuários e organizações russas circulará apenas dentro do território do país.

Recentemente, a Rússia foi acusada de ter realizado ataques cibernéticos (saiba mais no box), por isso, poderia receber retaliações, como ser desconectada da rede mundial de internet. O teste, portanto, seria uma forma de checar se o país está preparado para garantir que a rede continue funcionando mesmo em caso de desconexão.

A ideia, porém, é polêmica. Críticos à proposta afirmam que, além de prejudicar o bom funcionamento da internet, a medida abriria espaço para censura no país. De acordo com os opositores, o governo poderia bloquear conteúdos que não o agradam.

O que é um ataque cibernético?
É um crime virtual. Ocorre quando um computador, uma rede ou um aparelho eletrônico é invadido. Países como Estados Unidos e Reino Unido acusam a Rússia de realizar ataques cibernéticos em organizações, agências e partidos políticos, entre outros.

Correspondente internacional
Dois adolescentes russos comentam as possíveis mudanças na internet do país:

“Desligar a internet? É provável que ela seja completamente bloqueada, assim como muitos sites foram bloqueados recentemente, escondendo-se atrás da briga do Telegram*”, Daria

“Tudo isso é ruim. Eu já não posso acessar alguns sites de que gosto, o que vai acontecer depois?”, Ilya

(*o Telegram, um aplicativo de troca de mensagens, foi bloqueado na Rússia em 2018 por se negar a entregar dados de usuários. O governo alegou que isso ameaçava o combate ao terrorismo)

Fontes: BBC, RBC, The Telegraph e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 126 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido