O fim do ano está se aproximando e, com isso, o Brasil inteiro se veste de branco. A crença popular diz que esse hábito traz boa sorte ao novo ciclo que está começando. Você já se perguntou como as pessoas em outros países se vestem na virada?

Cada cultura guarda um conjunto de superstições sobre quais são as melhores roupas para as festas. No Vietnã, trajes novos à meia-noite significam um bom recomeço. Já na Suécia, existe o ritual de as pessoas usarem sempre a melhor roupa que tiverem no armário. Nos Estados Unidos, há o costume de usar preto nas comemorações.

Cantores prontos para se apresentar na festa de ano-novo em Nova York. Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

Outros povos possuem tradições ainda mais curiosas. Os filipinos costumam passar o ano-novo usando roupas circulares (como saias rodadas) ou com estampa de bolinhas, além de comer comidas redondas e levar moedas nos bolsos. Isso porque eles associam símbolos circulares à fortuna e prosperidade.

Menina celebra o ano-novo com roupa de bolinhas, como manda a tradição nas Filipinas. Imagem: Ezra Acayan/Getty Images

Já na Romênia, algumas pessoas de fantasiam de urso e vão de casa em casa para espantar o que eles chamam de “energias pesadas”. No Peru, as roupas são colocadas do avesso e só são arrumadas quando bate a meia-noite. Os tailandeses vestem roupas coloridas e que possam molhar, já que lá uns jogam água nos outros durante as comemorações. E na Alemanha vale tudo… menos lavar a roupa no último dia do ano.

Fantasia de urso na Romênia

E você, conhece outras formas tradicionais de se vestir no ano-novo? Escreva e conte para a gente.

Fontes: Mexico News Daily, Voa News, The Oma Way, Green Global Travel e Grown Up Travel Guide.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido