Ao redor do mundo, empresas estão desenvolvendo e adaptando tecnologias para colaborar no tratamento de infectados pela covid-19 e impedir que o vírus se espalhe. Confira algumas iniciativas:

• Na Tailândia, um grupo de robôs originalmente desenvolvido para ajudar no cuidado de pacientes com outros problemas de saúde foi reprogramado. Eles conseguem medir a temperatura dos doentes, supervisionar a evolução de outros sintomas e fazer videoconferência com médicos para que eles não precisem entrar na zona de risco de contágio. Em breve, esse tipo de robô também conseguirá levar medicamentos e higienizar o quarto dos pacientes. Apelidada de Ninja, a invenção é fruto da parceria entre a Universidade Chulalongkorn, de Bangcoc, e a empresa Advanced Info Service (AIS).

Robô-coronavírus
#pracegover: robô de cor amarela, em formato quadrado, como se fosse um carrinho de vender sorvete na praia, parado na rua. Crédito de imagem: AaronP/Bauer-Griffin/GC Images.

• Na China, uma das principais redes de metrô, a MTR, recrutou 20 modelos de robôs para limpar os vagões. Já em Milton Keynes, na Inglaterra, é possível fazer compras e receber a entrega em casa por intermédio de um robô autônomo equipado com sistema de GPS.

• Como as pessoas mais velhas fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus (ou seja, podem ter mais problemas se forem contaminadas), abrigos de idosos ao redor do mundo estão suspendendo visitas temporariamente. Na Bélgica, a empresa ZoraBots encontrou uma maneira de contornar a questão: oferecer robôs equipados com rodinhas, telas e internet 4G. Assim, os parentes dos idosos em abrigos podem se manter presentes por videoconferências.

• Na Índia, a empresa Asimov Robotics desenvolveu um modelo de robô para a conscientização das pessoas. A invenção conversa com quem passa e ensina a se proteger da doença. O robô também circula pelas ruas distribuindo máscaras e álcool em gel, além de limpar superfícies.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 146 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Vanessa Balieiro

    4 anos atrás

    muitoo loico

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido