Cassie caminhando pela Universidade de Oregon, nos EUA. Foto: reprodução YouTube

Após vencer uma prova de 100 metros rasos para robôs, uma máquina de duas pernas chamada Cassie foi consagrada como a mais veloz do mundo. Ela completou o percurso em 24,73 segundos, na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, onde foi desenvolvida. O feito aconteceu em maio e foi anunciado pela universidade em 27 de setembro. No entanto, o recorde do robô é ainda menor do que o do humano mais rápido na modalidade, o jamaicano Usain Bolt, que fez a prova em 9,58 segundos.

Um dos motivos para o sucesso de Cassie é que ela possui joelhos que dobram, o que a deixa mais rápida do que os robôs comuns. Ela também não precisa de cabos nem cordas para se sustentar e tem uma carga única de bateria. Para se localizar na pista, ela é equipada com sensores e câmeras.

Agora, os desafios dos desenvolvedores de Cassie são torná-la ainda mais veloz e ajudar humanos em tarefas básicas, como atividades domésticas, já que ela até aprendeu a subir e descer escadas. A seguir, veja um vídeo de como o robô funciona:

Fontes: Canaltech, Oregon State University e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • Professora Lidiani

    1 ano atrás

    Olá, nós achamos surpreendente um robô ser tão rápido, com certeza é um sucesso da tecnologia. Futuramente poderá ajudar a humanidade, por exemplo: em caso de isolamento por doenças virais, em catástrofes e salvamentos. Nós somos alunos do 5° ano C da E.M. Prof. Geni Leite da Silva. Birigui-S.P.

  • Mat

    1 ano atrás

    Eu achei bem interessante esta notícia, pois está retratando como a tecnologia e ciência estão melhorando a cada dia. A faculdade teve um ótimo esforço para fazer a robô Cassie e além disso ela ajudará em resgates difíceis, mas isso vai retirar emprego de socorristas e médicos. Até mais!

  • HELENA

    1 ano atrás

    uou mas que rapido

  • Alice Ribeiro Volpato

    1 ano atrás

    Achei bem legal que a Cassie tenha batido o recorde de robô mais rápido do mundo e como os robôs irão ajudar nas tarefas dos humanos.

  • Felipe becari

    1 ano atrás

    Achei bem interessante que a cassie tenha batido o recorde mais não entendi como o robô cassei pode ajudar os humanos nas tarefa

  • Ricardo Gazel Trindade aluno.ricardotrindade@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    como fabricaram esse tipo de coisa a tecnologia é muito boa hoje em dia

  • Diego

    1 ano atrás

    eu nao etendi a premiacao se tem maquina que quebra a barreira do som sem ajuda humana

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, Diego. Tudo bom? Boa observação! Acontece que as máquinas que rompem a barreira do som são voadores ou com rodas. A corrida foi apenas entre robôs com pernas, que são mais parecidos com humanos. Qualquer outra dúvida, pode enviar para joca@magiadeler.com.br. Até lá!

  • Diego

    1 ano atrás

    legal, mas usain bolt ainda e mais rapido, entao da pra ir bem mais rapido

  • Maria Eduarda Santiago

    1 ano atrás

    Gostei muito dessa notícia achei bem incrível e também gostei que essa robô Cassie pode ajudar a gente no nosso dia a dia.

  • Maria Eduarda

    1 ano atrás

    Eu achei incrível essa reportagem pois apresenta o robô mais rápido do mundo e achei em interessante que pode ajudar a gente nas tarefas do nosso dia a dia.

  • Nicolas

    1 ano atrás

    Legal gostei

  • arthur

    1 ano atrás

    super legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido