A China anunciou o pouso do seu primeiro robô na superfície de Marte. Segundo a mídia estatal (pertencente ao governo) do país, o evento se deu em 14 de maio. O robô se chama Zhurong, nome de um deus do fogo na mitologia chinesa, e será controlado de forma remota.

O pouso durou 7 minutos. A sonda Tianwen-1, à qual o robô estava acoplado, foi lançada em julho de 2020 e alcançou a órbita de Marte em fevereiro deste ano. Zhurong tem 240 kg, 2,4 m de comprimento, 3 m de largura e 1,8 m de altura, além de seis rodas que permitem um deslocamento de até 200 metros por hora.

O robô tem também cinco “braços”, com diferentes funções, como coletar amostras e analisá-las. Ele ainda dispõe de tecnologia a laser para estudar rochas e radar para identificar gelo sob a superfície, além de painéis solares e uma câmera que identifica e evita obstáculos. O objetivo do equipamento é investigar o ambiente e o clima do planeta.

Marcos
Esta é a primeira vez que a China tenta aterrissar um robô em Marte. Com isso, o país se tornou a terceira nação a tocar o solo marciano. A então União Soviética conseguiu pousar um equipamento em Marte em 1971, mas a comunicação foi perdida em poucos segundos. Em 1976, foi a vez dos Estados Unidos.

Já são mais de 40 missões espaciais registradas em Marte desde 1960. Até agora, porém, menos da metade delas foi bem-sucedida, e só os EUA haviam conseguido operar equipamentos, como robôs, no solo do planeta. Assim, a China é o segundo país a operar um dispositivo no território de Marte com sucesso.


O robô Zhurong vai pesquisar o ambiente e o clima do planeta vermelho | #pracegover: a foto mostra o robô no solo de Marte. Crédito de imagem: Divulgação CNSA

Gelo
A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou imagens feitas pelo robô mostrando o hemisfério norte de Marte, no qual a missão vai ocorrer durante três meses. O local é uma cratera gigante chamada Utopia Planitia e é onde a agência espacial norte-americana, a Nasa, pousou na missão Viking 2, em 1976. Evidências mostram que a área já abrigou um oceano e hoje guarda gelo no subterrâneo.

O diferencial de Zhurong é que o radar alcança 90 metros abaixo da superfície, capacidade dez vezes maior do que a do robô Perseverance, da Nasa, que está em Marte desde fevereiro.

Fontes: BBC, Canaltech, China Daily, G1, Olhar Digital, TecMundo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 171 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • gabi e bale

    2 anos atrás

    a noticia é muito interesante pode fazer varias noticias desas

  • Luísa

    2 anos atrás

    ?

  • sophiaalvessugimoto

    2 anos atrás

    Achei muito legal, eu gosto muito de astronomia. As noticias do Joca são muito legais!

  • 2 anos atrás

    vai cai um lugar aleatorio da terra

  • PEDRINHO LEMOS

    2 anos atrás

    mas qual a nave que lançou o robo

  • Manuelagamer

    2 anos atrás

    Joca gosto de vc

  • io

    2 anos atrás

    Oi, Qual é o seu Canal?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Obrigadoo! Todo mundo da equipe do Jornal Joca te mandou um oi! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido