Cristo Redentor na Cidade do Rio de Janeiro. Foto: Shana Reis
Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas

Quando o assunto é Carnaval, a primeira cidade lembrada é o Rio de Janeiro.

Os desfiles mais famosos acontecem na cidade maravilhosa e todos a conhecem por ser o berço do samba.

Este ano a tendência não será diferente. Apesar de as passagens aéreas estarem 30% mais caras, na média de R$ 684, os brasileiros continuam escolhendo o Rio de Janeiro para passar o Carnaval, segundo pesquisa da agência de viagens ViajaNet.

Saiba o que fazer na cidade durante a folia:

Blocos de rua

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Bloquinhos são animados por trio elétricos Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Assim como outras cidades brasileiras, o Rio de Janeiro começará a entrar no clima de festa no último final de semana de janeiro, período que diversos turistas já estão na cidade.

Segundo dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, os blocos de rua estarão melhor distribuídos neste ano, para que todos os cariocas e visitantes possam aproveitar a festa, sem precisarem fazer grandes deslocamentos.

A região da Grande Tijuca, por exemplo, receberá a tradicional Banda da Tijuca, que sairá do Tijuca Tênis Clube, no dia 31 de janeiro, e o bloco “Puts, perdi o Carnaval” que, como o próprio nome sugere, será após a grande folia e sairá no dia 13 de fevereiro na Praça Afonso Pena.

Mas a maior parte dos blocos estará na região do Centro. Lá a folia será para todos os gostos: “Bloco do Saara” (30/01), “Eu amo a Lapa” (30/01), “Bloco da Preta” (31/01), “Banda da Amizade” (07/02), “Bloco do rock” (09/02), “Monobloco” (14/02) e muitos outros.

Para fugir da folia

Foto: Shana Reis
Os visitantes podem aproveitar outras opções no Rio de Janeiro.

Aproveite a época para visitar os pontos turísticos, que poderão estar mais vazios por causa do Carnaval, como o Cristo Redentor, o Forte de Copacabana e a belíssima Floresta da Tijuca.

Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

Outro passeio interessante é conhecer o Museu do Amanhã, que foi aberto recentemente. Com arquitetura inovadora e uma exposição especial, o local agrada a todos os tipos de público, além de ser uma alternativa diferente de lazer e cultura.

Museu do Amanhã Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Apesar de os blocos carnavalescos serem o grande atrativo do feriado, lembre-se de que o Rio de Janeiro recebe turistas de todo o mundo. Por isso, programe-se para chegar cedo aos locais que quer visitar.

Se a ideia for aproveitar as praias, prefira as mais afastadas, como Grumari, na Barra da Tijuca, Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, e Joatinga, entre a Barra da Tijuca e São Conrado. Essas praias costumam estar em boas condições para o banho de mar, além de receberem menos visitas que as da Zona Sul.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido