O barco de Juvenal é achado pelo navio

Náufrago chega a Santos

Após 54 dias perdido no mar, náufrago de Cabo Verde chegou a Santos. O pescador Juvenal Ferreira Mendes, de 54 anos, ficou quase 1.300 horas no mar, a bordo de um barco a vela com 7 metros de comprimento por 3 de largura. Para sobreviver ele bebeu água de chuva e se alimentou de peixes. Juvenal foi surpreendido por uma tempestade quando pescava no litoral de Cabo Verde, país de língua portuguesa na costa da África.
As correntes e marés o empurraram por quase três mil quilômetros até próximo da foz do Rio Amazonas, no Brasil, onde foi resgatado por um navio de bandeira libanesa. Mendes depois foi levado para Santos, desnutrido, com 18 quilos a menos. Vários navios de grande porte passaram por perto, mas não o resgataram, apesar dos gritos por socorro. No dia 25 de novembro, quase sem esperança, Mendes viu um navio se aproximar e acenou com um pedaço da vela. Era o Ouro do Brasil, de bandeira libanesa, que seguia da Flórida (EUA) para carregar com suco de laranja no Porto de Santos. O capitão Uwe Hansen, de nacionalidade alemã, mandou descer um barco para resgatar o africano.
O pescador trazia a cédula de identidade e objetos pessoais. Mendes, agora, aguarda autorização para retornar ao seu país. As autoridades brasileiras informaram o caso à embaixada de Cabo Verde no Brasil e aguardam providências para a repatriação do náufrago. Ele disse que só quer voltar para casa para rever os filhos e a esposa.

 

Arnold Schwarzenegger e Laurent Fabius, Ministro de Relações Exteriores da França

Reunião mundial do clima
Estrelas do cinema como Robert Redford e Arnold Schwarzenegger se uniram a mil prefeitos para pedir para os presidentes de 195 países encontrarem logo um acordo sobre o clima. Eles estão reunidos em Paris, na COP 21, a Conferência internacional do Clima.  O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou os países industrializados que são os maiores poluidores, a criar um fundo de 100 bilhões de dólares por ano para combater o efeito estufa.  No dia 11, representantes dos 195 países irão divulgar um projeto com um acordo histórico para conter o aumento das temperaturas no planeta.

Repelente 
Produção de repelente aumenta 200% com casos de zika e dengue. Com a epidemia de dengue e dos casos de microcefalia relacionados ao zika vírus, o fabricante do repelente Exposis, que combate o mosquito Aedes aegypti, aumentou em 200% a produção. Segundo médicos, a marca é mais potente por causa do princípio ativo, a icaridina. Os outros mais populares são feitos com DEET.
Mulheres grávidas são as que mais precisam se proteger pois muitos casos de microencefalia nos bebês são relacionados às picadas do mosquito.

Brasil e Argentina
O Brasil será o primeiro país a receber a visita do presidente recém-eleito na Argentina, Mauricio Macri.
Ainda hoje, ele deve ser reunir com empresários em SP.

Mauricio Macri

Crise Automobilística
As vendas de automóveis caíram muito nos últimos meses. O setor é um dos que mais sentiu a crise econômica. Até outubro, a produção caiu 21% em relação a 2014. E 34% dos empregados (45 mil) tiveram algum tipo de redução de jornada e 14,3 mil vagas foram fechadas.

Preço dos alimentos
O preço dos alimentos está caindo em todo o mundo, diz a FAO. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação registrou queda de 1,6% entre outubro e novembro nos preços das carnes, cereais, óleos vegetais, açúcar e laticínios. No Brasil, com a economia desequilibrada, acontece o contrário. O preço está só subindo.

Vulcão na Itália 
O vulcão Etna entrou em erupção e provocou diversos problemas para os moradores de Messina e Reggio Calábria. A explosão do vulcão é uma das mais violentas do Etna nos últimos 20 anos. Horas após o início da erupção, formou-se um rio de lava de mais de um quilômetro e a nuvem de material incandescente chegou a três quilômetros de altura acima do vulcão.Depois uma gigantesca nuvem escura cobriu todos os territórios da região e os moradores estão com medo da chuva de areia vulcânica.

Vulcão Etna em erupção

Guerra contra terror
A Alemanha autorizou o envio de mais de 1.200 soldados que irão combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque. Berlim irá enviar seis aviões para reconhecimento da área mas não realizará bombardeios na Síria ou no Iraque, ao contrário da França, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, que iniciou na quinta-feira uma campanha de ataques aéreos. A ONU quer fazer uma reunião internacional em Nova York para encontrar uma solução política para o conflito que assola a Síria desde 2011.

Palmeiras vence
O Palmeiras venceu o Santos nos pênaltis por 4 a 3 e garantiu o terceiro título da Copa do Brasil em sua história. O goleiro Fernando Prass pegou uma cobrança de Gustavo Henrique e marcou o último da equipe alviverde. Depois do 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, a partida  terminou 2 a 1 no Allianz Parque.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido