Crédito da imagem: acervo pessoal/divulgação

Mauricio Eça começou a carreira dirigindo videoclipes musicais de artistas como Pitty e CPM 22 e hoje é um dos maiores diretores do cinema brasileiro. Para o público infantojuvenil, ele já esteve à frente de Carrossel (com Larissa Manoela no papel de Maria Joaquina) e A Garota Invisível, disponível na Netflix. O próximo lançamento de Eça será Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, um filme com os personagens na versão adolescente, ainda sem data de estreia. As leitoras Manuela C. H., 9 anos, e Maria Fernanda C. P., 10 anos, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo (SP), entrevistaram o diretor e perguntaram tudo sobre como é fazer um longa-metragem e quais são as expectativas para o lançamento da versão jovem da turminha.

Manuela C. H., 9 anos, e Maria Fernanda C. P., 10 anos

Como funciona a escolha de elenco de um filme como esse? O Mauricio de Sousa participou da escolha? 

A Mauricio de Sousa Produções (empresa que cuida da marca Turma da Mônica) possui o próprio departamento de cinema. Eles licenciam os direitos dos filmes, e o que fazemos é uma parceria. Nós fizemos o casting, que é o processo de escolher os atores, e fomos apresentando a eles, que sempre deram opiniões. Sempre acontece uma troca [de ideias], e tomamos as decisões. Tudo é resolvido em conjunto, depois de muita conversa, muita troca.

Qual é o seu personagem preferido da Turma da Mônica? 

Gosto de todos, mas posso dizer que o meu preferido é o Cebolinha. Lendo os gibis quando era criança, sempre gostei muito dele. Talvez eu até me identificasse um pouco com a personalidade dele, de alguma maneira. Acho ele muito espirituoso e inteligente.

O que você já pode contar sobre o filme e a história?

Não posso dar spoilers, né? O que já posso dizer é que a história vai ter muito suspense e aventura. A trama vai girar em torno do tom dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, então nos preocupamos em apresentar nas telas a versão mais velha dos personagens que todo mundo conhece. Esse será o primeiro de três filmes.

Como você se sentiu quando soube que trabalharia nesse filme?

Fiquei sabendo durante a pandemia. Passamos mais de um ano desenvolvendo o roteiro e fazendo reuniões periódicas com a Mauricio de Sousa Produções para acertar os detalhes da trama.

Quando fiquei sabendo que o projeto ia rolar, fiquei muito feliz! Assim como aconteceu com muitos outros brasileiros, a Turma da Mônica fez parte da minha infância, e sou fã até hoje.

Eu tenho um cachorro de estimação chamado Floquinho, em homenagem ao cachorro do Cebolinha. Quando tive a primeira reunião com o Mauricio de Sousa por chamada de vídeo, mostrei o cachorrinho para ele. O Mauricio adorou!   

Como está a expectativa para o lançamento, você está nervoso?

Eu sempre fico um pouco ansioso para saber a reação das pessoas. Fazer um filme é um processo muito longo e intenso, então ficamos muito envolvidos. Quando eu era mais novo, sempre assistia às produções dos Trapalhões no cinema. Mas, depois, passamos muito tempo com poucos filmes infantojuvenis no cinema. Agora, acho que temos essa missão de ajudar a formar audiência para o cinema nacional. Mostrar para os mais jovens como é legal. É uma responsabilidade imensa. 

Onde aconteceram as gravações do filme? 

Foram cinco semanas de gravação. Tivemos uma cena em estúdio, de algo muito especial que ocorre no filme. Mas a maioria das cenas foi em locações como museus e até na rua. Gravamos tudo em São Paulo, e a cidade praticamente virou um personagem da história. Mas fizemos de um jeito que você não percebe que é São Paulo, já que a história se passa no Limoeiro [bairro onde vive a Turma da Mônica].

Turma da Mônica Jovem

Crédito de imagem: Turma da Mônica/Twitter

Lançada em 2008, a revista de estilo semelhante ao mangá (quadrinhos japoneses) apresenta os personagens conhecidos dos gibis na adolescência. Além do bom humor habitual da turminha, a série traz histórias que envolvem mistérios, aventura e muitos elementos fantásticos, como artefatos mágicos e monstros.

Em Reflexos do Medo, os personagens descobrem que o museu da cidade será leiloado e precisam se juntar para impedir que isso aconteça. No meio da missão, eles descobrem que podem estar lidando com uma ameaça muito mais misteriosa.

O elenco do filme que está para chegar tem Sophia Valverde (Mônica), Xande Valois (Cebola), Bianca Paiva (Magali), Theo Salomão (Cascão) e Carol Roberto (Milena).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo ganha novo trailer - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Repórter mirim | Mauricio Eça, diretor do filme da Turma da Mônica Jovem […]

  • Confira alguns dos principais lançamentos do cinema e streaming para 2024 - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] a juventude dos personagens de Mauricio de Sousa. Com direção de Maurício Eça (confira aqui um “Repórter mirim” com o diretor), a história acompanha Mônica, Magali, Cascão, […]

  • SME TS ALUNO 46

    8 meses atrás

    Eu não gostei dos novos personagens eu preferia os outros! 5 ano B EMEB Jorge Amado

  • Sofia Sun Meinert

    8 meses atrás

    Muito legal

  • SME TS ALUNO 57

    8 meses atrás

    Eu n gostei dos novos personagens

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido