Chico-Mares-Agencia-Lupa-arquivo-pessoal
Chico Marés é coordenador de jornalismo da Lupa e conta como funciona o trabalho das agências de checagem de informação. Foto: arquivo pessoal

Nos últimos anos, com o avanço da internet e, sobretudo, das redes sociais, a propagação de informações falsas aumentou, afetando diversas áreas da sociedade, como política, saúde, ciência e economia. Há diversos modos de combater a desinformação, e uma delas é o trabalho feito pelas agências de checagem.

Para entender melhor sobre o assunto, a repórter mirim Clara A., 12 anos, do Clube do Joca, conversou com Chico Marés, coordenador de jornalismo da Agência Lupa, que trabalha com a verificação de conteúdos on-line.

Como vocês diferenciam as informações falsas das verdadeiras?
A informação falsa pode vir das mais variadas maneiras, pode ser um vídeo que está circulando na internet fora de contexto, uma imagem, uma reportagem falsa, ou então uma informação verdadeira com título falso. Primeiro, temos o monitoramento: a gente tem umas ferramentas digitais que são muito boas para monitorar os conteúdos que circulam nas plataformas da empresa Meta (Facebook e Instagram). Há também o TweetDeck para o Twitter e uma espécie de “Disque-Lupa” para o WhatsApp, em que recebemos denúncias de informações falsas por esse aplicativo.

A gente olha essas ferramentas todas as manhãs, e aí começamos a ver quais assuntos estão viralizando mais. É muito mais importante você verificar uma coisa que tem alta circulação do que algo que tem baixo potencial de dano. Às vezes, uma notícia falsa não provoca muito dano, ou às vezes tem algo que pode ser de alta relevância, mas está sendo discutido por pouquíssimas pessoas.

Daí nossos repórteres vão analisar se aquele conteúdo é verificável (por exemplo: opiniões e previsões para o futuro não são verificáveis). Digamos que estamos verificando um vídeo, então você vai ver se: ele é recente? Foi editado? É possível encontrar a versão original desse vídeo?

A partir do momento que o repórter consegue material suficiente para provar que aquele conteúdo é verdadeiro ou falso, ele faz um texto, indicando ao longo da matéria os links e tudo que prova a veracidade ou não do conteúdo.

Em seguida, o editor vai analisar, fazer uma edição para deixar o texto mais legível e padronizado e avaliar se aquilo que o repórter recolheu é o suficiente para provar que aquele conteúdo é verdadeiro ou falso. Por fim, a gente publica no site tudo que conseguimos comprovar. Às vezes, começamos a fazer uma apuração e não conseguimos chegar a uma conclusão, e isso é muito comum de acontecer no dia a dia do jornalismo.

Clara-A-M-Roraima-Clube02
A repórter mirim Clara A., do Clube do Joca, tirou dúvidas sobre desinformação. Foto: arquivo pessoal

São pessoas ou máquinas que fazem o trabalho de descobrir se o conteúdo é falso?
Nós temos máquinas que ajudam a fazer o monitoramento, mas quem utiliza essas ferramentas para analisar as informações são as pessoas.

E quanto tempo leva para fazer a checagem?
Depende muito, mas, em média, cada repórter leva um dia para verificar um conteúdo. Alguns são mais fáceis de checar, outros são mais difíceis. Por exemplo, quando é uma foto distorcida, é mais rápido. Por outro lado, podem aparecer vídeos com dez minutos de duração carregados de teorias da conspiração [formas de explicar acontecimentos com suposições duvidosas e não comprovadas], que podem levar até uma semana para ser completamente verificados. Conseguimos dar conta das informações que são mais virais, mas não conseguimos, como checadores, ter o mesmo grau de agilidade dos disseminadores de desinformação, porque eles têm uma vantagem muito grande sobre nós em relação à velocidade e capacidade de produção.

É fundamental dizer que a checagem que a gente faz é muito importante, mas não é a única solução para todo esse problema. A educação midiática é essencial para que as pessoas aprendam a navegar na internet com senso crítico. Temos também que ter uma legislação [conjunto de leis] que permita um combate mais efetivo.

Quer saber mais sobre educação midiática? Convide sua escola ou professor a conhecer o material gratuito do Joca sobre o tema: conteudo.jornaljoca.com.br/educacao-midiatica.

Qual a formação necessária para conseguir trabalhar com checagem?
A maioria das pessoas tem formação em jornalismo mesmo, toda a nossa equipe é de jornalistas. É muito difícil você conseguir um trabalho jornalístico sem ter feito o curso, mas eu acho que, para trabalhar com checagem, você não precisa necessariamente ser jornalista.

Até onde eu lembro, um jornalista já precisa fazer esse trabalho de checagem no dia a dia, né?
Isso, e muito do conhecimento vem na prática mesmo. Quanto mais você trabalha como checador, mais atento você vai ficando. Há vários elementos em um conteúdo falso que dificilmente um mero leitor percebe, mas se você faz checagem, já começa a identificá-los mais facilmente.

Como surgiu o nome fake news?
Bom, antes de responder, gostaria de fazer uma pequena observação. Não tem nada errado em você usar esse termo, mas a gente não gosta muito porque é um pouco restrito demais, no sentido de que a desinformação pode aparecer em vários formatos, não só em notícias. Mas esse nome se popularizou nas eleições de 2016 nos Estados Unidos, onde foram produzidas muitas reportagens falsas a fim de prejudicar os candidatos à presidência na época.

Além das redes sociais, existem outros lugares em que podemos encontrar notícias falsas?
A desinformação pode estar em qualquer lugar, ela é uma coisa muito antiga, na verdade. O que tem de novo é justamente essa junção da desinformação com a internet.

E você gosta de fazer esse trabalho?
Gosto, inclusive agora eu estou como coordenador da redação, então eu não faço tanto desse trabalho especificamente, estou mais gerenciando a equipe, e fico morrendo de saudade de botar a mão na massa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Milena Varizano

    1 ano atrás

    Essa entrevista está demais! Arrasaram. Super importante o trabalho de checagem para combater a desinformação.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido