Os primeiros a receber as doses serão pessoas do grupo de risco e profissionais da área da saúde. Foto: Marko Geber/Getty Images

O governo do Reino Unido anunciou, em 2 de dezembro, que aprovou a vacina desenvolvida em conjunto por Pfizer e BioNTech, empresas dos Estados Unidos e da União Europeia. Com isso, os países do Reino Unido se tornaram os primeiros do Ocidente a aprovar o início da vacinação para conter a doença e a definir uma data para o início da imunização. 

A vacina já estará disponível para a população local que faz parte do grupo de risco da covid-19 a partir da semana do dia 8 de dezembro. A previsão é de que 100 milhões de doses sejam administradas pelo serviço público da região ainda em 2020. 

A prioridade, segundo um documento publicado pelo governo local, é imunizar as pessoas que tenham mais chances de ter complicações caso sejam infectadas – como idosos a partir de 65 anos, adultos que vivem em casas de repouso e indivíduos que têm doenças que os deixam vulneráveis e profissionais da área da saúde.

Já para os grupos que não são considerados de extremo risco em relação à doença (como pessoas com doenças menos graves, crianças e adultos em geral) ainda não há previsão da data de início da vacinação.

União Europeia critica a decisão

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) criticou a decisão do Reino Unido em ter aprovado a vacina neste momento. De acordo com uma nota publicada pela agência, a escolha foi precipitada e um procedimento mais longo de aprovação seria mais apropriado. 

Já a Agência Regulatória de Medicamentos e Saúde do Reino Unido (MHRA), que controla a aprovação de medicamentos na região, afirmou que os testes da vacina demonstraram 95% de eficácia e a aprovação foi feita com base em uma “revisão contínua” dos dados disponíveis iniciada por eles em outubro. 

Fontes: G1, Republic World, TecMundo, Terra e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • Covid-19 | EUA começam campanha de vacinação - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] em conjunto pela Pfizer e a BioNTech, empresas dos EUA e da União Europeia – a mesma escolhida pelo Reino Unido para controlar a […]

  • Gabriela Eshkenazy??

    3 anos atrás

    que bom que a vacina tenha chegado lá. espéro que chegue aquí

  • jacob.good.utah

    3 anos atrás

    Isso me fez pensar sobre se todo mundo vai usar a vaccina.

  • Camila Lopes

    3 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a matéria!

  • ninaoliveira

    3 anos atrás

    Que bom tomara que a vacina funcione lá e consiga chegar aqui

  • Camila Lopes

    3 anos atrás

    Oi, Joca! Não sabia sobre essa notícia!

  • João Paulo Lima Damasceno.

    3 anos atrás

    Quem sabe a vacina chega aqui no Brasil esse ano kkkkk :)

  • Camila Lopes

    3 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a notícia!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido