Sábado, 6 de maio

Charles III e Camilla foram do Palácio de Buckingham (residência real) à Abadia de Westminster (igreja onde as coroações britânicas ocorrem desde 1066) usando a carruagem do Jubileu de Diamante. Apesar do nome, é um veículo mais moderno, com janelas elétricas e sistema de aquecimento. 

Na igreja, os dois participaram de uma cerimônia religiosa que terminou com ambos coroados por Justin Welby, arcebispo da Cantuária (líder do anglicanismo, religião cristã de origem britânica — saiba mais na linha do tempo, à direita). A cerimônia foi presenciada por mais de 2 mil convidados, como membros da família real, autoridades britânicas, militares e líderes mundiais. 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, estiveram presentes, ao lado de figuras como Emmanuel Macron, presidente francês, Jill Biden, primeira-dama dos Estados Unidos, e o rei Felipe e a rainha Letizia, da Espanha. 

Depois, Charles III e Camilla retornaram ao palácio, desta vez com a Carruagem de Ouro (do século 18), para saudar a multidão de uma das varandas do prédio e assistir a um espetáculo feito por aviões militares. 

Charles-III-Camilla-coroacao-getty
Charles III e a rainha Camilla na Carruagem de Ouro, de 1760 | #pracegover: o rei Charles III e a rainha Camilla estão sentados dentro da carruagem, que é toda dourada. Eles usam suas coroas. Crédito de imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Domingo, 7 de maio

O gramado do Castelo de Windsor (outra residência real) sediou uma série de shows de música de artistas de dentro e fora do Reino Unido, como Katy Perry e Lionel Richie. 

Ao longo da tarde, por todo o Reino Unido, foi promovida uma ação chamada Big Lunch (“grande almoço”, em tradução literal do inglês): vizinhanças inteiras organizaram almoços colaborativos. 

Segunda-feira, 8 de maio

O governo organizou o evento The Big Help Out (“a grande ajuda”, em inglês), em que diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) recrutaram voluntários para participar de ações variadas, como limpeza de ruas, cuidado de animais, atividades culturais e ajuda a pessoas necessitadas. A partir de agora, em virtude da coroação, todo 8 de maio será feriado nacional no Reino Unido. 

Manifestações contrárias 

Em 6 de maio, foram registrados em Londres protestos de pessoas contrárias à monarquia britânica e a favor de um sistema republicano de governo (como o do Brasil, em que um presidente é eleito pela população). Alguns manifestantes foram presos. 

#pracegover: Charles e Camilla estão dentro de uma carruagem dourada andando nas ruas. No entorno, há diversas pessoas, com cartazes nas mãos, protestando. Crédito de imagem: Chris J. Ratcliffe/Getty Images

Correspondente internacional

“O rei Charles III teve sua coroação na manhã de sábado. Foi bonito! Na sexta-feira, tivemos um dia sem uniforme na escola. Entramos vestidos com as cores do Reino Unido e levamos bandeiras também.
Foi divertido! Foi bom mostrar apoio ao nosso novo rei. Aprendemos algumas curiosidades sobre o rei e a coroação também, por exemplo: o prato oficial da coroação é o quiche da coroação. O rei também pediu 12 músicos para criar música para a coroação. No sábado, assisti à coroação pela TV. Foi fantástico! Eu amo todas as coisas tradicionais antigas, como os belos cavalos e a carruagem que carregou o rei Charles III e sua esposa Camilla. Também estou feliz, porque temos um feriado para comemorar sua coroação. Fui ao parque brincar! Gostei muito da coroação, vida longa ao rei!” Melany F. W., 6 anos, de Londres, Inglaterra

Melany-correspondente-londres
#pracegover: Melany usa camisa branca e blusa de frio vermelha. Ela sorri. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Itens históricos da coroação 

VESTIMENTAS 
Charles III vestiu roupas que pertencem à família real há gerações: 

Manto real: usado por George VI, em 1937, é de veludo e bordado a ouro. 

“Supertúnica”: de ouro, prata e fervo, é de 1911, da coroação de George V. Por baixo, manto imperial, de 1821. 

Cinto da espada e luva de coroação: ambos de 1937, feitos para a coroação do rei George VI. 

#pracegover: Charles durante sua coroação. Além da capa em tons preto, dourado e branco, ele usa uma coroa com detalhes em preto e prata. Nas mãos, segura um cetro e outro objeto arredondado. Charles está cercado de representantes de igreja, entre outras pessoas. Crédito de imagem: Ben Stansall – WPA Pool/Getty Images

TRONO DO REI EDWARD 
Feito em 1296, a pedido do rei Edward I, tem sido usado por reis e rainhas durante a coroação há 700 anos. Acima dele, foi colocada a Pedra de Scone, um artefato retangular mais antigo do que o próprio trono.  No passado, era utilizado durante as coroações de reis escoceses. 

Charles-III-trono-coroacao
#pracegover: Charles III, vestido com a “supertúnica” e o manto imperial, em tons de dourado, está sentado no trono do rei Edward. Crédito de imagem: Victoria Jones – WPA Pool/Getty Images

COROA DE SÃO EDUARDO 
Produzida, em 1661, para coroar o rei Charles II, é composta por ouro, veludo, arminho (pele de uma espécie de animal) e pedras preciosas, como rubis, ametistas e safiras. A coroa acompanha outros itens tradicionais como os anéis, o cetro (bastão) e os braceletes. 

COLHER DE COROAÇÃO 
O primeiro registro data de 1349, porém historiadores apontam que o objeto é de décadas antes. A estrutura da colher é de prata dourada, pedras preciosas e pérolas. O item é utilizado para consagrar o rei com óleo. 

#pracegover: colher é dourada com detalhes ilustrativos. O cabo é ornamentado. Crédito de imagem: Getty Images

Quem é Charles III? 

Filho mais velho da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham. Ele estudou arqueologia, antropologia e história na Trinity College, que integra a Universidade de Cambridge, e seguiu carreira militar por alguns anos. 

Charles se casou pela primeira vez em 1981, com Diana Spencer, de quem se divorciou em 1996 — Diana faleceu no ano seguinte. Com ela, teve dois filhos: os príncipes William e Harry. O segundo casamento de Charles, com a atual rainha Camilla, foi em 2005. 

Oficialmente proclamado rei em 10 de setembro de 2022, aos 73 anos, Charles é o herdeiro britânico mais velho a assumir o trono. Uma das principais causas defendi- das por ele é o combate às mudanças climáticas. Charles fundou, em 2007, o Prince’s Rainforest Project, iniciativa que promove conscientização e ações contra o desmata- mento de florestas tropicais. 

A rainha Camilla

Quando o convite oficial para a coroação de Charles III foi divulgado, viu-se, pela primeira vez, que Camilla Parker Bowles, a esposa do rei, passara a ser chamada de rainha, e não mais de rainha consorte, como estava ocorrendo até então. O termo “consorte” é dado a quem se casa com o rei ou a rainha e não faz parte da linha de sucessão por não ter nascido na família real. 

#pracegover: Camilla acena para o público com uma das mãos. Ela usa um vestido branco com detalhes em dourado, joias e uma coroa preta e branca na cabeça. Crédito de imagem: Max Mumby/Indigo/Getty Images

No entanto, agora que alguns meses da morte de Elizabeth II se passaram, a monarquia britânica decidiu eliminar o “consorte” das referências à Camilla por entender que não há mais necessidade de fazer uma distinção entre as duas. A primeira pessoa na linha de sucessão ao trono continua sendo William, filho mais velho do atual rei, que irá substituí-lo em sua morte. 

LINHA DO TEMPO DA REALEZA BRITÂNICA 

Alguns dos principais momentos na história da monarquia do Reino Unido 

SÉCULO 9 | O INÍCIO 
Estudos mostram que a monarquia britânica surgiu no século 9, com reis da chamada casa Saxônica, que governaram a atual Inglaterra por mais de quatro séculos. 

1215 | CARTA MAGNA 
Tipo de texto constitucional, estabeleceu uma nova relação entre a nobreza britânica e o rei. O monarca não poderia mais, por exemplo, alterar leis sem consultar um grupo composto por pessoas da nobreza e do clero (igreja). 

1534 | REI HENRIQUE VIII E A REFORMA ANGLICANA 
Henrique VIII foi o responsável por levar a Inglaterra a deixar de ser um país católico. Era casado com Catarina de Aragão, com quem não teve filhos homens. Para ter um herdeiro masculino, decidiu se separar de Catarina e se casar com Ana Bolena. Como o divórcio era condenado pela Igreja Católica, Henrique VIII foi excomungado (expulso). Ele, então, decretou um ato para se tornar o chefe supremo da igreja da Inglaterra, criando a Igreja Anglicana. 

1558-1603 | RAINHA ELIZABETH I E A “ERA DE OURO” 
Filha de Henrique VIII e Ana Bolena (eles não tiveram um herdeiro homem para o trono), governou em um período de grandes avanços na Inglaterra. Por isso, seu reinado ficou conhecido como a “Era de Ouro”. 

SÉCULO 17 | GUERRA CIVIL INGLESA
O sucessor de Elizabeth I, Jaime I, tentou impor ainda mais o poder real com processos de colonização na Escócia, o que gerou revolta. Isso levou a uma guerra civil entre monárquicos e revoltosos a favor do parlamento. Com a morte do rei, Carlos I, seu filho, assumiu o trono. Ao fim da guerra, Carlos I foi morto e Oliver Cromwell, líder dos revolucionários, assumiu o poder, pondo fim à sequência de monarcas por nove anos. Essa fase acabou em 1660, quando Carlos II (filho de Carlos I) voltou de um exílio na França e assumiu o trono, restaurando a monarquia. 

1707 | CRIAÇÃO DO PARLAMENTO DO REINO UNIDO 
A Carta Magna, em 1215, deu início ao parlamentarismo na Inglaterra. Mas o Parlamento do Reino Unido só foi criado em 1707. Com o Tratado da União, surgiu o Reino Unido da Grã- -Bretanha, composto por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. 

1837-1901 | ERA VITORIANA 
O período da rainha Vitória no poder ficou conhecido por características puritanas (que valorizam regras morais), industriais e de avanços econômicos para o Reino Unido. 

1917 | CASA DE WINDSOR 
Ou dinastia Windsor, é a que está no poder até hoje. Antes chamada Saxe-Coburgo-Gota, de origem alemã, mudou de nome, em 1917, em consequência da Primeira Guerra Mundial. A alteração foi oficializada pelo rei George V, avô de Elizabeth II. 

1952-2022 | RAINHA ELIZABETH II 
A mãe de Charles III foi coroada aos 26 anos, após a morte do pai, George VI. Sua coroação foi a primeira televisionada. Reinou por 70 anos e faleceu em 8 de setembro de 2022 — relembre na edição 194. 

Glossário 

Colonização: quando um país ocupa outro território, influenciando a cultura, religião e língua locais, além de usar a região para atividades econômicas. 

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos. 

Primeira Guerra Mundial: ocorrida entre 1914 e 1918, teve envolvimento de diversos países no conflito, distribuídos em dois blocos: Tríplice Aliança, (Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália) e Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia). A Tríplice Entente saiu vitoriosa. 

Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. 

Fontes: Aventuras na História, BBC, Brasil Escola, Correio Braziliense, Encyclopedia Britannica, Exame, Guia do Estudante, Superinteressante, Vogue e UOL. Consultoria: Bruno Antunes de Cerqueira, historiador, advogado, fundador e presidente do Instituto Cultural D. Isabel I; e Renato de Almeida Vieira e Silva, doutor em comunicação e especialista em realeza britânica. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (25)

  • "Autêntico" é eleita a palavra do ano por dicionário dos EUA - Jornal Joca

    5 meses atrás

    […] Coroação: ato literal de colocar uma coroa na cabeça de um líder da monarquia (forma de governo, por exemplo, da Inglaterra). A pesquisa por esse termo aumentou com a coroação do Rei Carlos III. […]

  • DUMONT 25

    11 meses atrás

    eu amei essa materia sobre a coroacao SABRINA VIEIRA DA SILVA 5 ANO C ESCOLA HENRIQUE DUMONT

  • DUMONT 21

    11 meses atrás

    goste de muitas materias muto legal e o principal que eu gostei foi colhe de coroaçao raphaella 5c herique dumont villares.

  • DUMONT 9

    11 meses atrás

    Achei muito legal as noticias principal mente que o nosso presidente esta viajando para o mundo inteiro tomara que ele consiga ajudar muitos moradores de rua . Gabriel brito 5 ano c escola herique dumont villares

  • DUMONT 9

    11 meses atrás

    Achei muito legal as noticias principal mente que o nosso presidente esta viajando para o mundo inteiro tomara que ele consiga ajudar muitos moradores de rua . Gabriel brito 5 ano c escola herique dumont villares

  • DUMONT 9

    11 meses atrás

    Achei muito legal as noticias principal mente que o nosso presidente esta viajando para o mundo inteiro tomara que ele consiga ajudar muitos moradores de rua . Gabriel brito 5 ano c escola herique dumont villares

  • DUMONT 12

    11 meses atrás

    eu amei essa materia sobre a coroaçao do charles III e da rainha camilla, achei gostei que o nosso presidente luiz e inacio lula da silva estava la Kamile, 5 ano C esocla henriquer Dumont Villares kamile - 5anoc - henrique domont villares

  • DUMONT 24

    11 meses atrás

    gostei muito dessa coroaçao.ruan 5 c henrique dumont

  • DUMONT 24

    11 meses atrás

    gostei muito dessa coroaçao.ruan 5 c henrique dumont

  • DUMONT 22

    11 meses atrás

    oiii joca adorei a materia a coroação de charles ele sera um otimo rei. ah! ja ia me esquecendo: você sabia que o nome da minha prof tambem é camila igual a noiva do charles? rebeca 5ano c escola henrique dumont vilares

  • DUMONT 24

    11 meses atrás

    gostei muito dessa coroaçao

  • DUMONT 5

    11 meses atrás

    foi uma coroação maravilhosa ao charles tomara que tenha muito tempo e que continua o legado da elizabeth. Davi 5C escola henrique dumont villares

  • DUMONT 8

    11 meses atrás

    eu não sabia que a rainha camilla tinha virado rainha eu fui saber agora pela minha professora camila. gostei da materia. fernando - 5 ano c - escola henrique dumont villares .

  • DUMONT 3

    11 meses atrás

    gostei da materia da guerra mundial bianca

  • DUMONT 13

    11 meses atrás

    eu gostei da materia e achei a caruagen linda lara 5 anoc e,e hemrique dumont villares

  • DUMONT 26

    11 meses atrás

    eu amei esta materia sobre a coroação do rei charles ||| e em virtude da coroação todo 8 de maio vai ser feriado nacional no Reino Unido eu queria que fosse um feriado internacional. Sofia Pereira Aragão 5 ano C

  • DUMONT 1

    11 meses atrás

    Achei muito interesante.Arthur galeazi 5 ano c henrique dumont

  • DUMONT 4

    11 meses atrás

    eu amei essa materia porque eles elejeiro um rei e uma rainha que provavelmente vai durar muito tempo no cargo e e muito importante saber q o nosso pressidente esta la. (carlos eduardo de lima rocha 5 ano c) henrique dumont villares

  • DUMONT 18

    11 meses atrás

    eu gostei da materia da coroaçao do rei charles III e da rainha camilla achei muito interesante tambem o presidente luiz inacio lula da silva esta la. marina miranda pereira 5anoc escola henrique dulmont villares

  • DUMONT 27

    11 meses atrás

    bom dia jornal joca amei essa noticia, queria eu ter uma carroagem de ouro,e o manto real que e veludo e bordado a ouro deve ser bem pesado em vertude da coroacao todo 8 de maio sera feriado nacional no reino unido, eu queria que fosse internacional, seria legal um beijo de Sophia R.Souza 5 ano c

  • DUMONT 21

    11 meses atrás

    eu gostei da materia do rei charles e coroado no reino unido. raphaella 5c herique dumont villares

  • DUMONT 24

    11 meses atrás

    muito intereçante e legal

  • DUMONT 2

    11 meses atrás

    gostei muito da noticia ''quem e charles'' vi a materia e amei a noticia abraços arthur 5 ano c henrique dumont villares

  • DUMONT 28

    11 meses atrás

    eu achei muito bonita a roupa que o rei charles estava usando, e eu gostei também da coroa da rainha camila. yasmin amorim - 5 ano c, escola henrique dumont villares

  • DUMONT 6

    11 meses atrás

    eu achei um pouco triste por causa que a rainha elizeth morreu mas achei muito bonita a coroaçao do novo rei charles, e tambem gostei muito da materia, a coroa tambem e muito bonita achei o reino unido super legal.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido