A International Football Association Board (Ifab), órgão que regulamenta as regras do futebol, mudou as normas para os lances de bola de mão (quando um jogador encosta o braço ou a mão na bola) em 5 de março. Com a nova definição, apenas casos em que os atletas expandirem o braço ou a mão em direção à bola de forma não natural serão considerados infrações — ou seja, em situações em que o toque não for consequência de um movimento feito para aquela jogada. Assim, caberá ao árbitro julgar, em cada lance, se o toque com a mão aconteceu de forma natural ou não.

Outra regra que foi alterada pela Ifab é a de mão de ataque (quando a mão na bola acontece antes de um gol). Agora, o gol só será anulado caso a bola tenha batido na mão do jogador que fez o gol, mas não quando esse tipo de contato for feito por outro jogador que participou do ataque. Antes, qualquer toque de mão gerava infrações, mesmo sem intenção, nos lances de ataque.

A novidade começa a valer em 1° de julho. Entretanto, a Ifab deu autonomia para que os campeonatos possam flexibilizar esse prazo de acordo com as diferentes realidades de cada calendário.

Fontes: Extra, Globo Esporte e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido