Espanha-Mapa
Imagem: Getty Images

Um círculo de árvores está sendo construído em torno de 25 municípios da chamada Comunidade de Madri, região da Espanha composta por 179 municípios. O Arco Verde, como foi chamado, terá cerca de 550 mil mudas e mais de 200 quilômetros de perímetro (espaço territorial equivalente a mais ou menos 600 campos de futebol).

O projeto, que ainda não tem data prevista para ficar pronto, tem como objetivo promover a biodiversidade, a mobilidade sustentável e a participação social. Os benefícios previstos para cada um desses quesitos são: 

Biodiversidade 
A inciativa proporcionará criação de habitats que servirão de refúgio para os animais e recuperação de espécies de bichos e plantas ameaçados de extinção, além de auxílio no combate às mudanças climáticas (as árvores ajudam a absorver gases poluentes da atmosfera, e a estimativa é de que o arco colabore para filtrar cerca de 175 mil toneladas de gás carbônico por ano). 

Mobilidade sustentável 
Ao longo do arco serão construídos caminhos conectados às ciclovias e ao transporte público dos municípios. A ideia é fazer com que os cidadãos usem esses trajetos para se deslocar e, assim, evitem carros — veículos poluentes e que levam poucas pessoas, portanto, considerados uma opção pouco saudável para o ambiente. Além disso, os trajetos ao longo do arco proporcionarão contato maior entre as pessoas e a natureza. 

Participação social 
A ideia é de que o arco seja usado para promover conversas e projetos de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza. 

Risco de desertificação
O Arco Verde faz parte de um projeto da Comunidade de Madri para tornar a região mais sustentável. Cientistas afirmam que, em razão das mudanças climáticas, nos próximos anos, o sul da Europa, onde a Espanha está localizada, corre o risco de sofrer com o processo de desertificação. 

A desertificação é um fenômeno no qual uma área que antes tinha vegetação é transformada em deserto. Isso pode acontecer tanto por causas naturais como por ação do homem. Atividades como desmatamento, mineração e agropecuária podem danificar o solo, fazendo com que ele perca nutrientes e prejudique o crescimento de plantas. Assim, no local, vão surgindo desertos onde havia vegetação. 

Fontes: ABC Madrid, Comunidad de Madrid e Euronews.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno.helenacosta@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    achei enteresante essa materia e alias eu sou muito sua fã!.

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Obrigado! Até a próxima! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido