No próximo sábado, dia 26, o time de futebol Real Madrid, da Espanha, entrará em campo usando camisetas feitas com plástico jogado no mar.

A ideia é mostrar para o público a importância do cuidado com os oceanos, que sofrem com os plásticos jogados nas águas.

As camisetas dos jogadores, por exemplo, foram feitas a partir de pedaços de plástico jogados nas águas das Ilhas Maldivas, localizadas no Oceano Índico.

Elas foram foram produzidas pela Adidas, em parceria com a Parley For The Oceans, uma empresa que realiza projetos para salvar os oceanos.

Para o lateral-esquerdo do Real Madrid, Marcelo, o mar tem um significado especial. “Por ter crescido no Rio de Janeiro, eu tenho muito carinho pelo mar. Tenho muitas memórias de quando eu era criança e brincava na praia. É incrível fazer parte desse projeto e saber que o clube que eu amo está fazendo a diferença para manter os oceanos limpos”, disse.

Outro clube que também criou uma versão sustentável de suas camisetas é o Bayern de Munique. No dia 5 de novembro, na partida contra o TSG Hoffenheim, os jogadores entraram em campo com camisas feitas com plástico tirado do mar.

 Plástico jogado no mar

De acordo com o Ocean Crusaders, uma organização que tem como objetivo ensinar as pessoas a cuidar dos oceanos, há mais de 5 trilhões de pedaços de plásticos nos oceanos. Estima-se que, a cada dia, entre 13000 e 15000 pedaços de plástico sejam jogados nas águas do planeta.

O lixo, além de prejudicar a qualidade das águas, prejudica os animais marinhos e as aves. Ao ingerirem os plásticos, os bichos não resistem e acabam morrendo. Acredita-se que 100000 criaturas do mar e 1 milhão de pássaros morram todos os anos por causa dos produtos.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante jogar o lixo no lixo e avisar as pessoas ao redor para não deixarem produtos já usados em qualquer lugar.

garbage-209362_1280

 

 

 

 

 

Fotos: Twitter Adidas

Fontes:

http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3904666/Real-Madrid-Bayern-Munich-wear-kits-Parley-recycled-ocean-plastic-one-games.html

http://www.business-standard.com/content/b2b-plastics-polymers/bayern-munich-players-wear-shirts-made-from-recycled-ocean-plastic-waste-116110900683_1.html

http://oceancrusaders.org/plastic-crusades/plastic-statistics/

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido