rayssa leal x games 186
A Fadinha do skate celebra após a final no X Games, já com a medalha de ouro. / #pracegover: Rayssa Leal segurando o skate e mostrando a medalha de ouro. Ela usa calça azul e camiseta branca. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER

A skatista brasileira Rayssa Leal, também conhecida como Fadinha, faturou a medalha de ouro da modalidade skate street durante o X Games, em 24 de abril, disputado em Chiba, no Japão. Ela já havia participado da competição em 2019, mas terminou em quarto lugar. O X Games é considerado um dos maiores torneios de esportes radicais do mundo.

Aos 14 anos, Rayssa comemorou o feito nas redes sociais: “Minha primeira medalha no X Games é douradinha. Mais uma medalha do Japão para o Brasil. Obrigada pela torcida, galerinha”. A brasileira já havia conquistado a medalha de prata na Olimpíada de Tóquio, em 2021. Na final deste ano do X Games, ela superou a japonesa Funa Nakayama, que terminou com a prata, e a australiana Chloe Covell, medalha de bronze.

Outros brasileiros também disputaram o skate street no X Games. No feminino, Pâmela Rosa encerrou em sexto lugar e Gabriela Mazetto foi a sétima colocada. No masculino, Lucas Rabelo ficou com o quarto lugar e Kelvin Hoefler terminou em sétimo. O pódio ficou inteiramente com o Japão: Yuto Horigome (ouro), Daiki Ikeda (prata) e Sorah Shirai (bronze).

Skate park no X Games
Na modalidade park do feminino, o Brasil estava representado na final por Yndiara Asp, que terminou na oitava colocação. A prova foi dominada pelas japonesas: ouro para Sakura Yosozumi, prata para Cocona Hiraki e bronze para Mami Tezuka.

O Brasil ficou de fora da final do park masculino. Luiz Francisco e Gui Khury, que representavam o país, não se classificaram para a última etapa. O pódio acabou formado pelo norte-americano Jagger Eaton (ouro), pelo australiano Kieran Woolley (prata) e pelo também norte-americano Liam Pace (bronze).

Skate park x skate street

Park: possui elementos feitos exclusivamente para a prática da modalidade. Tem bowls (pistas em formato de piscina) e rampas de vários tamanhos. Também pode ter elementos de street.

Street: a pista simula obstáculos encontrados nas ruas, como rampas, corrimões e escadarias.

Fontes: CNN Brasil, ESPN, GE e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • Escola Seraphina-Email: e031690a@educacao.sp.gov.br

    1 ano atrás

    Achamos interessante que uma pessoa tão jovem, comparada às suas adversárias, possa ter ganhado uma medalha de ouro no X Games em Tóquio. Agradecemos à Rayssa por nos representar. Sumaya, Yasmin, Fernanda, Rayane e Evelyn-5 Ano-Escola Seraphina-Rinópolis-SP

  • alunosjunqueiropolis25

    1 ano atrás

    Achei interessante pela fama com essa idade 14 anos e ela já ganhou uma Olimpíada e conquistou varios premios

  • 1 ano atrás

    gostei muito dessa reportagem, pois é legal esportes radicais e também a Rayssa é uma das brasileiras mais jovens a ganhar a medalha e o Jorna Joca fez um bom trabalho. ass; RAUL MARIANO DEIROZ CASONI 5 ano ANA PAULA E.M.PROF JAIR LUIZ da SILVA

  • alunosjunqueiropolis21

    1 ano atrás

    A Rayssa , uma jovem tão nova e tão brilhante, mesmo jovem já recebeu ouro . nós brasileiros temos orgulho em tela no Brasil . aluna : Ana Livia . prof : Ana Paula . escola : Jair luiz da silva . cidade ; Junqueiropolis .

  • alunosjunqueiropolis10

    1 ano atrás

    ACHEI MUITO INTERESSANTE E QUE UMA MENINA DE 14 ANOS JA RECEBEU A MEDALHA DE OURO DEVE TER SIDO MUITO ALEGRIA PRA ELA E PRO BRASIL E TAMBEM ESTOU FELIZ QUE AS MULHERES ESTAO SE DESTACANDO. ALUNO:MIGUEL|PROF:ANA PAULA

  • alunosjunqueiropolis15

    1 ano atrás

    Achei interessante o fato dela ter essa idade e já ter ganhado medalhas de ouro nas Olimpíadas, também achei legal ela já querer competir com 14 anos e sendo a única brasileira das Olimpíadas Comentário da Maria Luísa, Prof Ana Paula

  • alunosjunqueiropolis18

    1 ano atrás

    Parabéns Rayssa por ter ganho a medalha de ouro no X games fiquei muito feliz. Espero ter outras matérias com novas conquistas.

  • 1 ano atrás

    gostei muito da matéria, uma forma legal de incentivar o esporte no Brasil.

  • 1 ano atrás

    Fico muito feliz por a Rayssa ter ganhado o ouro no X games, ainda mais por ela ser muito talentosa e estar representando o Brasil nessa conquista. Espero que a nossa Fadinha consiga mais e mais .

  • alunosjunqueiropolis7

    1 ano atrás

    Admiro muito a Rayssa tão pequena e conquistando tanta medalha no Japão. O Brasil é muito sortudo de ter descoberto uma pessoa tão boa no skate .

  • 1 ano atrás

    Fiquei muito feliz por ela tem conquistado mais uma medalha de ouro. Eu espero que a Fadinha ganhe mais medalhas , pois ela é jovem e vem se dedicando muito.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido