Crédito: Marcos Corrêa/PR

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assumiu o cargo nesta segunda-feira, 18 de setembro. Em seu discurso de posse ela disse que o Ministério Público tem a função de “assegurar voz a quem não tem e garantir que ninguém esteja acima e da lei”.

Crédito: Marcos Corrêa/PR

Raquel está no Ministério Público Federal (MPF) há 30 anos e foi indicada ao cargo ocupado por Rodrigo Janot nos últimos quatro anos pelo presidente Michel Temer. Ela entra para a história como a primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério Público da União (MPU).

A cerimônia de posse contou com a presença da família e dos amigos de Raquel, além do presidente Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Crédito: Marcos Corrêa/PR

Como a mais nova responsável pelo andamento da Operação Lava Jato, Raquel não comentou sobre as investigações do esquema de corrupção, nem sobre a denúncia de Janot, que encerrou seu mandato denunciando Temer por obstrução de justiça e organização criminosa.

Raquel disse apenas que “o Brasil seguirá em frente” porque o brasileiro “acompanha as investigações e julgamentos, e não tolera a corrupção”.

Glossário

Ministério Público – é um órgão independente que fiscaliza os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Procuradoria-geral da República – é o chefe do Ministério Público Federal.

Obstrução da justiça – o termo significa tentar impedir ou atrapalhar a Justiça de forma proposital.

Organização criminosa – grupo de pessoas que tem o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem por meio de atitudes ilegais.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido