rafaela-silva_coletiva_08092016-1

A campeã olímpica Rafaela Silva é a nova embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, evento esportivo em que os competidores devem ter entre 12 e 17 anos.

A atleta que conquistou a medalha de ouro no judô nas Olimpíadas Rio 2016 terá, como embaixadora, a tarefa de mostrar aos jovens a importância de se praticar esportes.

O prefeito Eduardo Paes iniciou a série de homenagens aos atletas brasileiros medalhistas dos Jogos Olímpicos e Paralímpícos Rio 2016. A judoca Rafaela Silva, primeira a conquistar uma medalha de ouro, dará nome ao Espaço de Desenvolvimento Infantil, em Magalhães Bastos. A unidade, construída pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã, vai atender 300 alunos da região na Zona Oeste. Com o objetivo de reconhecer o esforço e superação dos atletas brasileiros e incentivar as novas gerações, o prefeito Eduardo Paes publicou decreto, no último dia 3, que determina que todas as novas unidades educacionais e Clínicas da Família entregues para a população carioca em 2016 tenham o nome de atletas brasileiros medalhistas olímpicos e paraolímpicos nos Jogos do Rio. Rafaela Silva foi a primeira brasileira a subir no lugar mais alto do pódio. Entre 1999 e 2007, Rafaela estudou nas escolas municipais Professora Helena Lopes Abranches, Renato Leite, Nelson Rodrigues e também frequentou o Clube Escolar da Cidade de Deus. Com a Fábrica de Escolas do Amanhã, a meta da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Até o fim dezembro, terão sido entregues este ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos últimos oito anos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino. FOTOS DE RICARDO CASSIANO/PREFEITURA DO RIO

Apesar de só ter ganho popularidade após a conquista nas Olimpíadas, Rafaela tem vários outros prêmios. Em 2008, foi campeã mundial sub-20 e, em 2013, campeã mundial, aos 21 anos.

Além dela, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também escolheu como embaixadores a judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nos jogos de Londres 2012, e os judocas Charles Chibana e Luciano Corrêa.

O que são os Jogos Escolares da Juventude?

É o maior evento esportivo para jovens do país. Na primeira etapa, disputam alunos de 12 a 14 anos e, na segunda, jovens entre 15 e 17 anos. Podem participar adolescentes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Que esportes são praticados nos Jogos?

A lista de modalidades é grande. Os alunos podem participar de esportes coletivos, como futsal, basquete e vôlei, e de esportes individuais, como judô, tênis de mesa e xadrez.

Quantos alunos participam?

Neste ano, a primeira etapa, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, contou com quase quatro mil jovens. A segunda etapa acontecerá em novembro.

Algum participante dos Jogos Escolares já virou atleta profissional?

Sim. Dos 465 atletas brasileiros que disputaram a Olimpíada Rio 2016, 52 passaram pelos Jogos Escolares.

FOTOS DE RICARDO CASSIANO/PREFEITURA DO RIO Rafaela

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido