O barco é colorido devido aos 30 mil chinelos usados para cobrir o casco e outras partes. Foto: Divulgação

Um grupo de moradores criou o primeiro barco completamente construído a partir de plástico reciclado do mundo, na ilha de Lamu, no país africano Quênia. O casco é feito com resquícios de chinelos, garrafas, escovas de dentes, baldes, entre outros, e por isso é todo colorido.

Os materiais foram encontrados na costa norte do Quênia e transformados em peças para o barco em uma fábrica em Malindi, a 150 quilômetros de Lamu. O planejamento da embarcação foi chamado de “projeto FlipFlopi (chinelo em inglês)”.

O veleiro de 9 metros de comprimento, que a equipe construiu com mais de 10 toneladas de lixo plástico, navegou pela primeira vez nas águas da ilha no dia 15 de setembro. O plano é que a embarcação vá até Zanzibar, na Tanzânia, em 2019.

Perigos do plástico

Em 2050, haverá mais material sintético do que peixes nos oceanos, segundo dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial. Isso porque 8 milhões de toneladas de lixo são descartados nos mares todos os anos. O plástico prejudica os animais marinhos, que podem ficar doentes ao se alimentarem do produto.

A intenção dos quenianos à frente do projeto é justamente chamar atenção para a ameaça crescente de resíduos plásticos no mar e para o potencial de reutilização deste material. O próximo desafio é construir um barco de 25 metros de comprimento feito 100% de lixo reutilizado.

 

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • verna

    2 anos atrás

    UAU, ADORO RECICLAR ♻

  • Maia Fattori Abati

    4 anos atrás

    amei

  • Mount Logan Middle School

    4 anos atrás

    Eu minto gosto de que eles usam materiais reciclam.

  • Professores - Pedro Calil

    5 anos atrás

    ADOREI A MATERIA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido