Nova moeda do Quênia é ilustrada com rinoceronte. Foto: Banco Central do Quênia/Divulgação
Novas moedas do Quênia trazem desenhos de animais selvagens. Foto: Banco Central do Quênia/Divulgação

O governo do Quênia trocou a imagem de políticos de suas moedas por figuras de animais típicos do país africano, que entraram em circulação em dezembro.

As moedas antigas traziam estampados os rostos dos três ex-presidentes quenianos (Jomo Kenyatta, Daniel arap Moi e Mwai Kibaki). A novidade foi anunciada pelo atual presidente Uhuru Kenyatta, filho do primeiro líder queniano, Jomo.

Quando assumiam o governo, os antigos líderes mandavam imprimir sua face no dinheiro do país. Mas essa prática começou a mudar a partir da aprovação de uma nova constituição, que alterou o conjunto de leis do Quênia, em 2010.

Notas de shilling exibe rosto do ex-líder queniano Jomo Kenyatta. Foto: Banco Central do Quênia/Divulgação

O documento determina que a moeda nacional “não deve trazer a imagem de nenhum indivíduo”. No lugar dos políticos, as moedas, chamadas shillings, receberam ilustrações da girafa Twiga, do rinoceronte Kifaru, do leão Simba e do elefante Ndovu.

Segundo o Banco Central do Quênia, responsável pela confecção de moedas e cédulas, a mudança mostra uma nova fase na História do país. A instituição declarou que a alteração também mostra “respeito ao meio ambiente”, como também manda a nova Constituição.

Por enquanto, as antigas moedas devem continuar circulando junto com as novas e as cédulas de papel ainda não ganharam novas estampas.

Fontes: BBC, Daily Nation, CNN, Banco Central do Quênia 1, Banco Central do Quênia 2.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido