Sobre o Joca

• Joca, publicado pela editora Magia de Ler, produz conteúdo jornalístico para jovens e crianças. Atua também em apoio ao trabalho de educação midiática dos leitores e nas escolas em que se encontra. Inspirado em publicações do gênero na Europa, o Joca usa linguagem contextualizada e adequada para o público infantojuvenil e aborda atualidades gerais, além de temas inovadores, que instigam a curiosidade.

• Nosso objetivo é levar notícia e informação para jovens e crianças, sem viés opinativo. Concentramos nosso foco nos fatos e nas notícias. Estamos sempre em busca dos diversos lados de um fato.

• Nosso foco está no leitor, seja ele jovem ou criança.

• Somos apartidários. Falamos de política quando o fato e/ou a notícia envolvendo o tema se torna maior e mais relevante para a sociedade do que as ideologias políticas em si.

• Respeitamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

• Respeitamos a Convenção Sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1989. E o direito, previsto na convenção, de que crianças tenham acesso à informação.

• Respeitamos os direitos humanos.

• Respeitamos o estado laico. Temas que envolvam as mais variadas religiões do planeta são noticiados quando o fato possui relevância para a sociedade de forma geral.

• Protegemos a identidade de entrevistados menores de 18 anos. As entrevistas feitas com menores de 18 anos são autorizadas por pais e/ou responsáveis.

• Noticiamos para que nossos leitores criem repertório de informação sobre os mais variados temas. A leitura do Joca oferece ferramentas para que jovens e crianças possam ter um início de conversa com os pais, professores e colegas sobre assuntos da atualidade. Esses temas, a partir do que foi lido no jornal, podem ser debatidos dentro dos círculos citados, fomentando o pensamento crítico.


Sobre a pauta do Joca

• A equipe de jornalismo do Joca acompanha veículos de comunicação de diversas partes do mundo, além de consultar variadas fontes brasileiras, sempre em busca da mais apurada e cuidadosa checagem, antes de transmitir uma informação ao leitor.

• Na definição das pautas do Joca, levamos em consideração:

  • A faixa etária infantojuvenil do nosso leitor;
  • A relevância do tema para a formação do leitor do Joca como cidadão;
  • Os grandes temas da sociedade, como educação, saúde e serviços públicos;
  • A busca de um equilíbrio entre notícias mais densas (que tenham relevância para a formação do cidadão do século 21) e notícias mais leves (que tornam o hábito da leitura um prazer por meio do jornalismo);
  • A busca por histórias e fatos que sejam exemplos para inspirar nosso leitor em seu dia a dia e sua formação como cidadão.

• O que é noticiado no Joca está baseado em fatos e naquilo que possui embasamento cientificamente reconhecido.

• A principal notícia da capa de cada edição do Joca é discutida e definida pela equipe de jornalismo, conforme a relevância do fato perante nosso leitor. Os temas brasileiros têm prioridade pela proximidade com a realidade do leitor do Joca.

• Uma vez que um fato é noticiado pelo Joca, temos o compromisso de atualizar nosso leitor quando há novidades envolvendo o mesmo tema.

• Não faz parte de nossa linha editorial a divulgação constante e sistemática de temas que envolvam violência cotidiana ou violência extrema, como tiroteios em que os envolvidos na ação (como vítimas ou não) sejam jovens e crianças. Nesses casos, avaliamos pontualmente a possibilidade de orientar pais e educadores sobre como lidar com o tema em casa ou na escola.

• Sempre que um erro for detectado em uma edição do Joca, a edição seguinte mais próxima ao momento da detecção do erro trará uma errata informando sobre o nosso engano e trazendo a informação correta para os leitores. Erros detectados em reportagens no site do Joca são corrigidos na própria página, com informação sobre o equívoco e sua correção.


Sobre a Faixa etária

• Acreditamos que o Joca pode ser lido por jovens e crianças de todas as idades. A escolha pela leitura de uma reportagem de maior ou menor quantidade de texto, por exemplo, depende da experiência de leitura da criança ou jovem e não necessariamente da sua idade. Só há dois casos de classificação de nível nos materiais publicados pelo Joca:

  1. as notícias traduzidas para o inglês e para o espanhol recebem classificação por nível de dificuldade, baseada no tipo de vocabulário usado na tradução, de modo a oferecer experiências diferentes para o leitor no contato com outro idioma;
  2. as atividades pedagógicas de apoio ao trabalho escolar, publicadas na Área do Professor de nosso site, são sugeridas para os anos/série do Ensino Fundamental (a classificação está no tipo de atividade/exercício e não na reportagem que lhe serve de referência).

• Por ser um material lido por jovens e crianças de diferentes faixas de idade, optamos por não incluir textos escritos em sua totalidade com letras maiúsculas. Nossa equipe da área educacional recomenda que os alunos em alfabetização contem com o auxílio dos pais e professores para a leitura dos textos publicados no Joca – o adulto guia a criança pela leitura e por suas dúvidas.


Conheça as seções do Joca

Brasil: traz notícias da atualidade do nosso país e pautas envolvendo jovens e crianças brasileiros que inspirem ações positivas em nossos leitores.

Canal aberto: espaço para que os leitores do Joca se expressem, por meio de perguntas e respostas, sobre comportamento e dúvidas relacionadas ao dia a dia dos jovens e crianças. A pergunta de cada edição é sempre respondida também por uma psicóloga.

Carta dos leitores: área em que convidamos os leitores e escolas assinantes a nos enviarem sugestões, críticas e elogios.

Ciência e tecnologia: traz os fatos mais recentes sobre o mundo da ciência (como pesquisas e descobertas) e da tecnologia (novidades, projeções tecnológicas para o futuro, entre outros temas).

Coleção: espaço onde algum tema tratado na edição do Joca é ampliado, trazendo mais informações, como números e estatísticas, fatos históricos, curiosidades e elementos gráficos.

Cultura: espaço para contar aos leitores novidades sobre o mundo da literatura, artes plásticas, cinema, entre outros assuntos que envolvam temas culturais. Os leitores também são convidados a participar da seção, escrevendo resenhas de livros, filmes ou séries.

Editor mirim: espaço no jornal para mostrar quais leitores visitaram a redação nas últimas semanas e o que eles acharam da experiência. A visita faz parte do processo de aproximar o leitor do mundo jornalístico, colaborando para a educação midiática.

Em pauta: seção onde o Joca retrata/ressalta/valoriza ações feitas por jovens e crianças, mostrando seu protagonismo em alguma área; sempre traz duas ou mais entrevistas/depoimentos com personagens que tenham entre 7 e 14 anos, como forma de o leitor do Joca se ver representado e inspirado por essas ações.

Encarte Joca en Español: traz algumas reportagens traduzidas para o idioma, com indicação de nível conforme o vocabulário utilizado.

Encarte Joca in English: traz algumas reportagens traduzidas para o idioma, com indicação de nível conforme o vocabulário utilizado.

Giro pelo mundo: notícias atuais dos últimos 15 dias, em formato de notas curtas, sempre acompanhadas de um mapa-múndi para indicar o local dos acontecimentos.

Joca em quadrinhos: espaço em que a mascote do Joca, o mico-leão-dourado de mesmo nome, aparece em uma história curta e divertida.

Maluquices: notícias inusitadas, em textos curtos, para incentivar o hábito da leitura de forma leve.

Minhas finanças: tem o objetivo de trazer o tema para o cotidiano dos nossos leitores, fomentando o desenvolvimento da educação financeira desde a infância e juventude.

Mundo: traz notícias da atualidade sobre os mais diversos países e pautas envolvendo jovens e crianças de outras nacionalidades que inspirem ações positivas em nossos leitores. Esta seção também está sempre em busca de jovens e crianças que moram na cidade/país onde acontecimentos se passam para que eles comentem a situação para o jornal, em um recurso denominado “correspondente internacional”.

O que você faria se…: espaço para que os leitores do Joca façam perguntas criativas e convidem outros leitores a responderem, usando a imaginação.

Reportagem especial: em página dupla, surge no jornal quando um tema exige mais espaço para a explicação de determinado assunto.

Repórter mirim: seção onde o leitor é convidado a realizar uma entrevista. Existem duas possibilidades: o leitor nos procurar sugerindo alguém que ele queira entrevistar; a equipe de jornalismo do Joca procurar um ou mais leitores para entrevistarem alguém que seja interessante para a pauta do jornal, conforme sua linha editorial.

Teste: com perguntas e respostas sobre comportamento ou conhecimentos de determinado tema, procura trazer um momento divertido e de autoconhecimento para o leitor do Joca.

Você sabia que…: curiosidades sobre determinado tema, apresentadas em formato de texto curto, em pergunta e resposta, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura de forma leve.