Em 2020, os focos de queimadas no Pantanal aumentaram 240% em comparação com o ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos 13 primeiros dias de agosto foram registrados 2.578 focos de incêndio, quase mil a mais do que em todo o mês em 2019 (1.684). As queimadas já consumiram 1,6 milhão de hectares do bioma nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul este ano. É como se dez cidades de São Paulo tivessem pegado fogo. Entre janeiro e agosto de 2019, a área queimada foi quatro vezes menor. A seguir, confira as causas, consequências e soluções para a situação.

Causas
“Os incêndios acontecem todos os anos, mas, em 2020, muitas das áreas que estariam inundadas estão muito secas, aumentando o risco”, explica o diretor do Instituto SOS Pantanal, Felipe Augusto Dias.

É a pior seca dos últimos 50 anos. Choveu a metade do volume esperado para o período de janeiro a maio, época em que mais costuma chover no Pantanal, de acordo com o Inpe. Assim, o principal rio da região teve o menor nível de inundação em 47 anos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Sem inundação, as lagoas e baías estão secas, propiciando um ambiente árido com muita matéria seca — combustível para o fogo, o que, somado a temperaturas elevadas e ventos fortes, contribui para o aumento das queimadas”, relata Felipe Dias.

Além do desmatamento do Pantanal, causado principalmente pelo crescimento da agropecuária, o desflorestamento da Amazônia influencia no tempo seco. É da Floresta Amazônica que vem a maior parte das chuvas do Pantanal.

Foto de área do Pantanal do Mato Grosso em agosto de 2020 | #pracegover: árvores verdes aparecem em maio a focos de incêndio e fumaça. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

E as mudanças climáticas aumentam ainda mais a secura. “As chuvas estão mais concentradas em curtos períodos e as secas estão durando um tempo maior”, explica Felipe. Já os incêndios têm origem humana — queima de terrenos para prepará-los para plantações e uso de chamas para incinerar lixo. Mesmo quando parece ter sido apagado, o fogo pode estar debaixo da terra, consumindo raízes. Ao encontrar a mata seca, as chamas se espalham.

Consequências

  • A vegetação pantaneira se recupera rapidamente depois das queimadas, muitas vezes, em apenas dez dias. Porém, como o fogo tem atingido as mesmas áreas por anos seguidos, há o risco de que parte da flora local não volte a renascer, segundo Felipe.
  • Animais que não são tão velozes e que se guiam pelo cheiro, como os répteis, acabam morrendo. Com a perda da vegetação, os bichos também podem perder o habitat, comida e água.
  • Pessoa s que vivem na beira do rio e dependem dele para se alimentar e se locomover ficam isoladas, além de perder a casa e plantações para o incêndio. A fumaça também afeta a saúde.

Soluções
Equipes do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e voluntários trabalham para controlar o fogo. Os governos estaduais e federal proibiram queimadas na região, sob pena de multa. Felipe concorda com as medidas, mas acrescenta que, no futuro, os governos deveriam prevenir os incêndios, construindo aceiros, áreas em que se retira a vegetação para evitar que o fogo migre de um local atingido para outro.

Errata
Diferentemente do que foi publicado na edição impressa e no PDF do Joca 155, a solução indicada pelo especialista Felipe é a construção de aceiros, áreas em que se retira a vegetação para evitar que o fogo migre de uma área atingida para outra, e não a construção de barras de aço. A informação já foi corrigida no texto publicado acima.

No site do Joca, conheça a história de uma onça-pintada que foi resgatada do incêndio em estado grave e precisará de tratamento especial: bit.ly/onca-queimada-pantanal.

Fontes: Agência Brasil, BBC, DW, G1, Nexo, O Globo e R7.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • alinezinhapb

    2 anos atrás

    Nossa muito legal essa matéria, mas espero que esse problema acabe.

  • matheus

    3 anos atrás

    que lindo

  • Roy Luo

    3 anos atrás

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • JUAN

    3 anos atrás

    tomara q acabi isso

  • Bernardo

    3 anos atrás

    estou aprendendo isso na escola achei bem legal e triste espero que isso pare

  • leticia de lacerda paulo

    3 anos atrás

    to com muita pena dos animas, poxa poque o ser humano faz isso com os pobres animais ??

  • Ana B

    3 anos atrás

    cara..... eu sei que é um assunto grave mas.... Por que o instituto espacial esta falando de queimadas?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Ana. Tudo bom? O Inpe conta com satélites no espaço que conseguem medir a evolução das queimadas e dos desmatamentos. Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida sobre o tema, você pode enviar para joca@magiadeler.com.br

  • Thais

    3 anos atrás

    JOCAAAAAA SOU SUA FA NUMERO 1

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oba! Obrigado, Thais! :D

  • junqueiropolis69

    3 anos atrás

    Muito incrível

  • Leo

    3 anos atrás

    adorei essa noticia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido