Histórias em quadrinho da Marvel. Foto: Divulgação.

Você gosta de ler histórias em quadrinhos? Deveria. Veja algumas curiosidades que separamos sobre a trajetória dos gibis brasileiros.

A origem no Brasil

Em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira, intitulada “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini. A novidade ainda não tinha balões, apenas textos escritos ao pé dos desenhos, e contava a história de um homem tentando se adaptar a uma cidade diferente de onde cresceu.

Artistas consagrados

Alguns dos nossos quadrinistas são famosos no mundo inteiro e já deixaram sua marca na história. É o caso do Ziraldo, responsável pelo Menino Maluquinho e Turma do Pererê. Também vale lembrar do Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que tem gibis publicados até na China.

Super-heróis brasileiros

Tem gente que não acha que existem heróis no Brasil, mas isso é um erro. Os quadrinhos dos Combo Rangers enfrentando vilões alienígenas são um sucesso e também é possível se divertir lendo as aventuras do Astronauta, criação do Mauricio de Sousa e recentemente reformulado pelo Danilo Beyruth.

Personagens importados

Nossos quadrinhos são tão bons que aconteceu até importação de personagem. Recentemente, um grupo de brasileiros recebeu a autorização para criar histórias oficiais do Jaspion, um herói japonês popular na televisão dos anos 1980.

O primeiro volume, O Regresso de Jaspion, já está disponível. Fábio Yabu cuidou do roteiro enquanto Michel Borges ficou responsável pela ilustração.

Você sabia que…

…a primeira história em quadrinhos foi publicada em 1896? O ilustrador norte-americano Richard Felton Outcault criou The Yellow Kid (O Garoto Amarelo, em português), uma série de histórias publicadas no jornal New York Sunday Journal que definiu o que hoje entendemos como quadrinhos.

#pracegover: capa de O Garoto Amarelo mostra um menino com uma espécie de vestido amarelo, com escritos estampados. Ele está num escritório bagunçado e, em cima da mesa, tem um gato preto. Imagem: reprodução

…o gibi mais caro do mundo custou 3,2 milhões de dólares? O Action Comics 1 foi lançado em 1938 e traz a primeira aparição do Super-Homem. Em 2014, em um leilão com colecionadores, foi vendido por esse valor — algo em torno de 17 milhões de reais na cotação atual.

#pracegover: capa do Action Comics mostra o Superman segurando um carro verde, impedindo que o veículo caia sobre um homem. Imagem: reprodução

…X-Men #1 foi o gibi mais vendido da história? Em 1991, a editora Marvel Comics decidiu reiniciar a história dos X-Men, contando tudo do início com novos uniformes e tramas. Os fãs adoraram e o gibi vendeu mais de 8 milhões de cópias — apenas nos Estados Unidos.

#pracegover: capa de X-Men traz os personagens Ciclope e Wolverine lutando. Imagem: reprodução

…Homem-Aranha quase não foi publicado? O quadrinista Stan Lee criou o personagem em 1962, mas o chefe dele não gostou nada da ideia, com a justificativa de que as pessoas detestam aranhas, por isso ninguém se interessaria pelo gibi. Por sorte, Stan Lee insistiu e o herói foi um sucesso.

Fontes: Galileu, livro Marvel Comics – A História Secreta, Omelete, O Povo e O Vício.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 151 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Taís

    3 anos atrás

    uau que legal!!! eu amo ler quadrinhos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido