Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China divulgou que 44% dos bebês que nasceram na primeira metade deste ano naquele país, eram segundo filhos.
Os dados chamam a atenção porque, até 2015, o governo chinês proibia os chineses de ter mais um filho, para impedir que a população crescesse muito. Essa política do filho único durou mais de 30 anos. Na época, quem não cumprisse essa regra tinha que pagar multas.
A lei foi cancelada ano passado e os casais chineses podem, desde janeiro de 2016, ter até dois filhos.
Antes dessa data, a porcentagem de segundo filho era de 37,9%, em outras palavras, 6,1% a menos do que os atuais 44%.
Atualmente, a população da China é de mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes.
Com a nova regra dos dois filhos, especialistas acreditam que até 2050, a população deve se manter estável, ou seja, não deve crescer muito mais do que 1,38 bilhão de habitantes. Anteriormente, com a política do filho único, a expectativa era de 1,2 bilhão de pessoas.
Países mais populosos do mundo:
Coitados dos bebês que nasciam naquela época!