Teste rápido para detectar a covid-19 em pacientes. Foto: Phil Walter/Getty Images

O mês de setembro atingiu a maior porcentagem de cidades brasileiras que não apresentaram mortes causadas pela covid-19 desde maio de 2020, de acordo com um levantamento feito pelo G1 em parceria com o pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao todo, 3.274 municípios – 58% do total de cidades do Brasil — não registraram óbitos pela doença no período.

O levantamento mostrou que mais da metade (57,5%) dos municípios que zeraram os óbitos em setembro têm menos de 10 mil habitantes. Com cerca de 179 mil moradores, José do Ribamar, no Maranhão, foi o local mais populoso a atingir a marca de zero morte.

Já nas cidades maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, é mais difícil não registrar óbitos pela doença — a população dos grandes centros é muito maior do que a de municípios pequenos. Ainda assim, a quantidade de casos nas duas capitais mostra que o número de infectados também está diminuindo.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, em 28 de setembro, a cidade de São Paulo teve média móvel (saiba mais abaixo) de mortes de 38, número bem inferior aos 252 registrados em 14 abril de 2021, o pior momento da pandemia no Brasil. Ao mesmo tempo, nos últimos dois dias de setembro, a média móvel na capital fluminense foi de 39, queda em relação a 14 de abril, quando a média foi de 252 mortes.

Além disso, a pesquisa mostrou que, de todas as regiões brasileiras, a Nordeste foi a que teve o melhor desempenho em setembro. Do total de municípios nordestinos, 38% deles não registraram nenhuma morte ao longo do último mês.

Glossário

Média móvel: cálculo feito pelo consórcio de imprensa brasileiro, com os números das secretarias estaduais. O resultado é uma média do número de novos casos ou de novas mortes confirmados nos últimos sete dias.

Vacinas são o principal motivo para a redução de mortes

A vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Ao G1, o infectologista Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, disse que o aumento da quantidade de cidades que não apresentaram mortes por covid-19 é um efeito da vacinação. De acordo com o especialista, a tendência é de que, nos próximos meses, cada vez mais municípios registrem zero morte causadas pela doença.

Fontes: G1, monitoramento da covid-19 pelo pesquisador Wesley Cota e Rádio Senado.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido