Entenda como as peças chegam até o local e o que é fast fashion
Lixões do Deserto do Atacama, no Chile, viraram depósitos de roupas vindas de lugares como Estados Unidos, Europa e Ásia. Estima-se que 39 mil toneladas de peças sejam despejadas todos os anos no deserto, o que equivale mais ou menos à soma do peso de 6.500 elefantes-africanos.
O processo até as roupas chegarem ao lixão, em geral, funciona da seguinte maneira: pessoas do Chile compram no exterior peças que não estão mais sendo usadas naqueles países. Então vendem esses itens dentro do território chileno e em outras nações da América Latina. O que ocorre, porém, é que, muitas vezes, as roupas não duram muito, pois são de má qualidade e estragam rapidamente — algo chamado de fast fashion (saiba mais abaixo). Assim, os donos das peças acabam as jogando fora, o que faz com que, em muitos casos, elas sejam levadas para os lixões do Deserto do Atacama.
Na prática, as vestimentas descartadas no lixão trazem diversos problemas para o meio ambiente. Entre as principais questões está o fato de as roupas levarem até 200 anos para se decompor (desaparecer na natureza). Durante esse processo, os itens liberam substâncias que poluem o ar e os rios subterrâneos do deserto.
Fast fashion (“moda rápida”, em tradução livre)
Sistema no qual as marcas produzem alta quantidade de peças de roupa baratas, mas de qualidade ruim, o que faz com que sejam jogadas fora rapidamente. Como a produção de vestimentas é muito grande, o descarte inadequado também acaba sendo enorme, contribuindo para que os lixões fiquem cheios desses itens. Especialistas recomendam que as pessoas evitem se desfazer de roupas. Em vez disso, o indicado é doar a peça para uma instituição de caridade ou levá-la para um local de reciclagem.
Impactos da moda no meio ambiente
– A fabricação de roupas e calçados gera 8% do total de gases de efeito estufa, que colaboram para o aquecimento da Terra.
– A indústria da moda é responsável pelo desperdício de 20% da água do mundo.
Fontes: AFP, BBC e ONU.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
eu acho muito chato pessoas em todo mundo precisando de roupas e as pessoas disperdisando
Que pena que eles jogam fora todas essas roupas, que poderiam ser doadas a pessoas pobres, e além disso, fazem mal para o meio ambiente.
Temos que economizar para nao haver o desperdicio de roupa
imprecionante como disperdiçam roupas
Eu acho que as pessoas deveriam ter mais cuidado e economizar mais...desse jeito 2030 vai tá um lixão
Achei legal mas podiam utilizar a roupa
que triste
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.