Saiba o que as autoridades locais definiram para a volta às aulas de cada estado. Foto: Alessio Coser/Getty Images

Está chegando a hora de voltar a estudar. Em alguns estados, as aulas vão retornar normalmente, enquanto outros vão preferir ensino a distância ou o modelo híbrido, quando algumas crianças estudam em casa. Veja o levantamento feito pelo Joca sobre a situação em cada estado.

Centro-Oeste 

Mato Grosso

Os alunos das escolas estaduais retomam as aulas em 8 de fevereiro, no modelo híbrido. Na capital, Cuiabá, a rede municipal volta na mesma data, primeiro de forma remota e, a partir de abril, no modelo híbrido. Para os colégios particulares da capital, o ensino remoto volta em 1º de fevereiro e, em março, poderá ser híbrido.

Mato Grosso do Sul

De acordo com a Secretaria de Educação do estado, a previsão é de retorno em março, e três planos para isso estão sendo estudados: presencial, híbrido e remoto. Para a capital, Campo Grande, a ideia é retomar as aulas em 8 de fevereiro de forma remota e, em março, adotar o sistema híbrido.

Goiás

A volta na rede pública estadual e municipal da capital, Goiânia, aconteceu em 21 de janeiro. A direção de cada escola deve avaliar a situação da pandemia em sua região para determinar a retomada ou não de aulas presenciais. Alunos sem acesso à internet devem ter prioridade na volta à escola. De acordo com o governo de Goiás, a maior parte da rede particular está adotando esquema de rodízio dos estudantes para atividades presenciais.

Distrito Federal

A rede pública tem retomada das aulas prevista para 8 de março. O governo determinou que a escolha por ensino híbrido ou não vai depender da situação da pandemia no momento do retorno. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, 20% das escolas privadas voltaram em 26 de janeiro, e espera-se que 50% delas já estejam funcionando no início de fevereiro – todas no modelo híbrido de ensino.

Nordeste 

Alagoas

A rede privada está retomando as atividades desde 21 de janeiro, podendo optar pelo modelo híbrido, presencial ou remoto. Nas escolas estaduais, a previsão é de que o ano letivo se inicie em 1° de março em esquema de revezamento (as salas são divididas e cada grupo assiste às aulas no colégio em alguns dias da semana, enquanto outros têm aulas remotamente).

Bahia

Na capital, Salvador, o retorno das escolas municipais está previsto para 8 de fevereiro no modelo híbrido. Já a rede estadual ainda não definiu quando o ano letivo de 2021 será iniciado.

Ceará 

Na rede particular foi permitido que o ano letivo de 2021, previsto para começar a partir de 12 de janeiro, ocorra presencialmente. Já na estadual, a previsão é de que as aulas voltem a ocorrer em fevereiro, em modelo híbrido (com o retorno por séries e em esquema de rodízio de estudantes). Na capital, Fortaleza, as escolas municipais irão retomar as aulas em 28 de janeiro – no formato remoto. 

Maranhão 

O ano letivo de 2021 terá início em 22 de fevereiro para as escolas da rede pública estadual. Na capital, São Luís, a rede municipal planeja começar o ano letivo de 2021 em março, de forma remota – ainda sem previsão de retorno às atividades presenciais. 

Paraíba 

A data prevista para a retomada das aulas na rede estadual é 18 de fevereiro, com formato ainda a ser definido. Colégios privados, por outro lado, devem voltar a receber estudantes dez dias antes, podendo adotar o modelo híbrido. O retorno das escolas municipais da capital, João Pessoa, está previsto para a mesma data. 

Pernambuco 

O retorno das aulas da rede estadual está marcado para o dia 3 de fevereiro. Já nos colégios particulares, a retomada deve acontecer no mesmo modelo a partir de 1° de fevereiro. Na capital, Recife, a volta às aulas das escolas municipais ainda não foi definida. 

Piauí

Previsão de retomada no modelo híbrido em 18 de fevereiro para as escolas municipais da capital, Teresina. Colégios estaduais e particulares, por outro lado, voltarão às aulas no formato híbrido em janeiro. 

Rio Grande do Norte 

Em 1° de fevereiro, escolas estaduais irão retomar as aulas para terminar o ano letivo de 2021, no modelo híbrido. Depois disso, os estudantes iniciarão as aulas do ano letivo de 2021 a partir de março. Nos colégios particulares, a retomada no mesmo modelo também está prevista para começar em fevereiro. Em Natal, capital do estado, a rede municipal deve retornar no dia 2 de fevereiro. 

Sergipe

O novo ano letivo está previsto para começar em 22 de março, no formato presencial, nas redes estadual e municipal da capital, Aracaju. Em colégios particulares, alunos do ensino médio já estão autorizados a ter aulas presenciais a partir de janeiro. 

Norte 

Acre

Volta às aulas da rede estadual prevista para março (para terminar o ano letivo de 2020) no formato híbrido, em esquema de rodízio de alunos. A projeção é que em maio, data em que começará o ano letivo de 2021, as escolas adotem o modelo presencial. Já na rede particular, alguns colégios optaram por voltar a oferecer aulas presenciais desde novembro de 2020, enquanto outros devem retomar essas atividades até 8 de fevereiro (quando começa o ano letivo de 2021). Na capital, Rio Branco, o novo ano letivo das escolas municipais também se inicia na mesma data.

Amapá 

O ano letivo das escolas municipais da capital, Macapá, está previsto para começar em abril, no modelo híbrido. Já os colégios particulares foram autorizados a retomar as aulas presenciais em 7 de janeiro no mesmo formato. A rede estadual, por outro lado, ainda não tem data definida para retomar as atividades. 

Amazonas

Ainda não há data definida para a volta às aulas da rede estadual nem das escolas municipais da capital, Manaus. Os colégios particulares, por outro lado, têm a retomada programada para o dia 1° de fevereiro de forma híbrida ou remota. 

Pará

A retomada das aulas nas escolas estaduais segue indefinida, assim como nos colégios da rede municipal da capital, Belém. Na rede particular os colégios seguirão os próprios calendários. 

Rondônia

Não há data para o início do ano letivo de 2021 na rede estadual nem municipal da capital, Porto Velho. 

Roraima

A volta às aulas da rede pública ainda não tem data definida. Na capital, Boa Vista, as aulas no modelo híbrido começaram em 18 de janeiro nas escolas particulares.

Tocantins

Na capital, Palmas, o início do ano letivo deve ocorrer em 2 de fevereiro tanto em escolas municipais como particulares, no modelo híbrido. Os colégios estaduais ainda não têm previsão de quando iniciarão as atividades. 

Sudeste 

Espírito Santo 

A rede estadual volta às aulas no dia 4 de fevereiro. Na capital, Vitória, os alunos da rede municipal voltam mais tarde, em 22 de fevereiro. A primeira semana será ensino EAD e, no dia 1o de março, aulas presenciais para estudantes do ensino fundamental II, do 6o ao 9o ano. Em 15 de março, voltam os alunos do ensino fundamental I, do 1o ao 5º ano. E no dia 29 de março, retornam as turmas com 4 e 5 anos dos Centros Municipais de Ensino Infantil.   

Belo Horizonte 

Na rede estadual as aulas voltam no dia 4 de março, sendo que o segundo semestre está previsto para começar em 3 de agosto. A prefeitura de Belo Horizonte divulgou uma nova no dia 14 de janeiro informando que ainda não há data para aulas presenciais na rede municipal e que isso só acontecerá quando os indicadores de ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria caírem na cidade.  

Rio de Janeiro 

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que o ano letivo está previsto para começar no dia 8 de fevereiro, mas que não há expectativa de aulas presenciais. No dia 22 de janeiro, ocorreu um webinar com o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha (PSB), que explicou a ideia de implantar um modelo híbrido, mas afirmou que ainda não pode falar sobre datas. As aulas da rede estadual começam no dia 1de março, já no modelo híbrido.  

São Paulo 

As escolas particulares do estado puderam voltar a oferecer aulas presenciais a partir do dia 1° de fevereiro. Já colégios da rede estadual têm o início do ano letivo previsto para o dia 8 do mesmo mês – mas, a partir do dia 1°, as escolas abriram para oferecer merendas escolares e atividades de acolhimento. Na rede municipal acontece o retorno regionalizado a partir do dia 1de janeiro, ou seja, cada região vai voltar em datas diferentes, dependendo do número de casos apresentados. No caso da capital, as escolas municipais devem retomar suas atividades em 15 de fevereiro.

Sul

Rio Grande do Sul

O retorno na rede estadual tem datas diferentes: 8 de março do 1º ao 5º ano; dia 11 para 6º ao 9º ano; e dia 15 para ensino médio – o ano letivo de 2020 termina em 31 de janeiro. Nas escolas municipais de Porto Alegre, a capital, a volta será em 22 de fevereiro. Em ambos os casos, o modelo previsto é o híbrido.  

Santa Catarina

Escolas estaduais retornam em 18 de fevereiro, em modelo híbrido. O governo de Florianópolis, a capital, decidiu seguir as normas determinadas pelo estado. Na rede particular, a retomada deve acontecer entre 8 e 9 de fevereiro.

Paraná

O governo autorizou o retorno das aulas presencias nas escolas estaduais e nas instituições particulares em 18 de fevereiro, no modelo híbrido. O mesmo está previsto para a capital, Curitiba.

Glossário

Modelo híbrido de ensino: inclui atividades on-line e presenciais (geralmente, com limite de estudantes na escola).

*Reportagem atualizada em 02 de fevreiro, às 13h11.

Fontes: A Gazeta, Agência Brasil Central – Governo do Estado de Goiás, Agência Brasília, Catraca Livre, CBN Curitiba, Correio Braziliense, Crescer, Diário do Amapá, Estado de Minas, G1, G1, G1, G1, GZH, NSC Total, Prefeituras de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo, Quero Bolsa,  secretarias de educação de Alagoas, Campo Grande, Curitiba, Espírito Santo, Florianópolis, Goiânia, Goiás, João Pessoa, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Luís e São Paulo, Sinepe Distrito Federal e Ceará, UOL e 24 Horas Rio.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • maria morais

    3 anos atrás

    eu volte de modo híbrido esta sendo bem legal

  • Nano

    3 anos atrás

    Legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido